Fluminense foi o clube do mundo com maior engajamento no Instagram em 2023
O feito obtido pelo Fluminense é considerável, tendo em vista que o Instagram é a plataforma que detém a maior porcentagem de consumo de conteúdo entre as redes sociais.
Em 2023, o clube sagrou-se campeão carioca e levantou o inédito título da Copa Libertadores da América. O Tricolor ainda chegou à final do Mundial de Clubes, perdendo a disputa para o Manchester City de Pep Guardiola.
Flamengo no Top 10 Mundial do Instagram
Outro destaque do levantamento produzido pela Samba Digital foi o Flamengo, que fechou a temporada com 778 milhões de interações no Instagram.
O rubro-negro tornou-se o sétimo clube com mais interações na rede social na última temporada, superando clubes tradicionais do futebol mundial como PSG e Liverpool.
Veja abaixo outros dados do levantamento:
Coroa
Em números gerais, o Real Madrid foi o clube que mais obteve interações ao longo de 2023. O clube de Madri bateu a marca de 2,5 bilhões de interações ao longo da temporada.
Intrusos
Tal qual o Flamengo, o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, é o outro “intruso” fora da Europa entre os top 10 clubes com mais interações ao longo da temporada.
Emergentes
O Al-Nassr e o Inter Miami, com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, foram o 2º e o 3º clubes que mais ganharam novos seguidores em 2023. Não há brasileiros no top 10.
Brasileiros ativos nas redes
Dos 10 clubes com mais posts no Instagram, seis são brasileiros: Flamengo, Corinthians, Fluminense, Santos, Vasco e São Paulo. O clube que mais postou é o Manchester City, com quase 900 posts a mais do que o Flamengo, segundo clube que mais postou.
Brasileiros ativos nas redes (2)
Se por um lado os clubes postam bastante, os brasileiros também interagem muito com os clubes. Dos 10 times com maiores taxas de engajamento, sete são brasileiros: o líder Fluminense, além de Botafogo, Vasco, Fortaleza (vice-campeão da Sul-Americana 2023) e a trinca paulistana São Paulo, Corinthians e Palmeiras.