Fluminense marca no fim, bate Atlético-MG e sai na frente nas quartas da Libertadores
Atual campeão da Libertadores, o Fluminense precisará apenas de um empate em Belo Horizonte para sair com a classificação nos 90 minutos. O Tricolor busca mais uma classificação em duelos contra times brasileiros, após bater o Internacional na semi de 2023 e o Grêmio nas oitavas de 2024. Antes, joga pelo Brasileirão, no sábado (21), contra o Botafogo.
Veja a tabela completa da Libertadores
O Atlético-MG deixou escapar o empate nos minutos finais e viu o fim de uma escrita que vinha desde 2017: perdeu fora de casa em um mata-mata de Libertadores após seis jogos. No domingo (22), o Galo recebe o Bragantino pela Série A.
O jogo de volta entre Fluminense e Atlético-MG está marcado para a próxima quarta-feira (25), na Arena MRV, também às 19h. O Galo precisa vencer por dois gols de diferença para avançar nos 90 minutos; um triunfo simples força os pênaltis.
Lima dá vantagem ao Flu
Depois de um primeiro tempo equilibrado, mas de leve superioridade do Fluminense, a segunda etapa começou com um baque para o lado tricolor. O zagueiro e capitão Thiago Silva deixou o jogo após sentir uma lesão antes do intervalo. Antônio Carlos o substituiu e assistiu ao Atlético-MG controlar a partida por alguns minutos. Hulk chegou a testar o goleiro Fábio, que fez boa defesa.
Após o Galo voltar melhor do vestiário, Mano Menezes promoveu mexidas importantes para tentar retomar o controle do jogo. Lima, Germán Cano e Marcelo entraram e, aos poucos, ajudaram o Fluminense a frear o adversário.
O jogo seguiu travado e parecia destinado ao empate sem gols. No entanto, duas mexidas fizeram a diferença no lance que definiu a partida. Gabriel Milito tirou Gustavo Scarpa e colocou Brahian Palacios; Mano trocou Kauã Elias por Keno.
Os dois jogadores que entraram na reta final se encontraram na ponta esquerda de ataque do Flu, perto dos acréscimos. Keno passou fácil por Palacios, entrou na área e cruzou na medida para Lima cabecear e vencer Everson.
Equilíbrio inicial
O primeiro tempo foi de alternância no domínio das equipes. O Atlético-MG começou tentando esfriar a partida com a posse de bola e teve sucesso. O Fluminense pouco fazia no ataque, preso na marcação individual.
Uma movimentação no ataque tricolor mudou a dinâmica do duelo. Jhon Arias saiu da ponta direita para a esquerda e desbalanceou o então sólido sistema defensivo mineiro. O Flu cresceu e por pouco não abriu o placar. O Atlético conseguiu responder em um contra-ataque em que Hulk parou em Fábio.