Galo e Botafogo já estão na final? Veja as maiores viradas da história da Libertadores
Jamais uma equipe reverteu desvantagem de mais de dois gols nas semis da competição sul-americana.
A vantagem de 5 a 0 construída pelo Glorioso contra o Peñarol nesta quarta (23) nunca foi superada em nenhum estágio do mata-mata da Libertadores desde sua criação, em 1960.
Já uma diferença de 3 a 0 – resultado da vitória do Galo em cima do River em Belo Horizonte, na terça-feira – foi revertida em três ocasiões:
Em 1993, o Sporting Cristal avançou para as quartas de final ao bater o El Nacional por 4 a 0 no jogo de volta, após levar 3x0 na ida.
Nas oitavas de final de 2000, o Nacional de Montevidéu foi eliminado pelo Bolívar nos pênaltis depois de ter sua vantagem de 3 a 0 da ida igualada na partida de volta.
A maior virada da história da Libertadores aconteceu nas oitavas de final de 2012, e foi protagonizada pela Universidad de Chile.
La U conseguiu reverter um 4x1 sofrido diante do Deportivo Quito ao golear os equatorianos por 6 a 0 no jogo de volta, em Santiago.
Já nas semifinais, as maiores viradas da história se deram com apenas dois gols de diferença.
A primeira foi em 2007, quando o Boca Juniors desfez um 3x1 para o Cúcuta Deportivo, da Colômbia, ao ganhar a volta na Bombonera por 3 a 0.
A segunda foi com o Atlético-MG, na campanha do título de 2013. Os mineiros perderam de 2 a 0 do Newell's Old Boys na Argentina e devolveram o placar em casa, classificando-se nos pênaltis.
Na Champions League, a irmã europeia da Libertadores, a maior virada de todos os tempos foi de 4x0 para 6x1.
Nas oitavas de final de 2017, após apanhar do Paris Saint-Germain na França, o Barça de Messi e Neymar fez meia dúzia de gols nos rivais no Camp Nou.
Jogos de volta da Libertadores
O River Plate recebe o Atlético-MG para a partida de volta da semifinal na próxima terça-feira, 29 de outubro.
Já o Peñarol encara o Botafogo em Montevidéu na quarta-feira, 30.
Como o regulamento não prevê mais o gol qualificado fora de casa, o Galo pode perder por dois gols que avança para a finalíssima, enquanto o Fogão pode levar de quatro.
A decisão da Libertadores está agendada para acontecer no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, no dia 30 de novembro.