Libertadores 2023 turbina audiência com volta da Globo e cobertura da ESPN; veja números
Foram três anos sem que a emissora carioca exibisse a Libertadores. A Globo havia perdido os direitos para o SBT. Logo no retorno das partidas ao canal, a audiência foi turbinada.
Acompanhe Fluminense x Boca Juniors, em tempo real, no Flashscore
O duelo entre Bolívar e Palmeiras, na estreia da fase de grupos, registrou 20,3 pontos de média na grande São Paulo, conforme apontou o site "Notícias da TV" em dados divulgados pelas emissoras, uma audiência maior do que os números registrados pelo SBT no ano passado, inclusive no mata-mata.
Dados do Ibope relativos ao PNT (Painel Nacional de Televisão), mostraram que com a exibição dos jogos entre Bolívar e Palmeiras (na maior parte do país) e Sporting Cristal e Fluminense (RJ e alguns estados), a Globo obteve média de 19 pontos de audiência e 36% de participação entre o total de televisores ligados.
Levando em conta que cada ponto do Ibope é equivalente a 717.088 pessoas ou 268.083 casas, a Globo registrou uma média de 13,6 milhões de espectadores ligados por minuto, enquanto o alcance das duas transmissões chegou a 38 milhões de pessoas.
Nas oitavas de final, por exemplo, em mais um duelo do Palmeiras, dessa vez com o Atlético-MG, a audiência da emissora na grande São Paulo chegou a 25 pontos e 44% de participação, de acordo com o Kantar Ibope Media, 8 pontos a mais de participação no comparativo com a média da faixa nas quatro quartas-feiras anteriores.
Já com a classificação do Fluminense à final da Libertadores, a audiência da Globo no Rio chegou a 31 pontos e 51% de participação sobre o número de TVs ligadas, conforme números da Kantar Ibope Media. Até em São Paulo, o jogo entre Internacional e Fluminense gerou uma audiência de 23 pontos.
Momento especial
A final da Libertadores será transmitida com exclusividade na TV aberta pela Globo. E a emissora vai colocar o que tem de melhor na narração, comentários e reportagens, com uma cobertura que vai se iniciar no programa "Globo Esporte", transmitido diretamente do Maracanã.
No SporTV, o pré-jogo terá a duração de duas horas. O canal, no entanto, não exibirá a partida e vai redirecionar seus telespectadores à TV Globo.
Luis Roberto, o principal narrador da Globo com a saída de Galvão Bueno, será a voz do canal na final. Os comentários ficarão com os ex-jogadores Roger Flores, Diego Ribas e Júnior, além de Ana Thaís Matos. Os repórteres serão Eric Faria e Edson Viana.
Cobertura histórica da ESPN
A ESPN promoveu nesta temporada a maior cobertura de Libertadores da sua história. Um trabalho que será celebrado pela emissora do grupo Disney neste sábado (4), com a grande final.
A ESPN é o único player detentor dos direitos dos três campeonatos, Libertadores, Recopa e Sul-Americana e transmistiu mais de 150 jogos, incluindo as fases preliminares.
Assim como a Globo, a emissora registrou recordes de audiência. Quando o Flamengo acabou dando adeus à competição, sendo eliminado pelo Olimpia, do Paraguai, a ESPN registrou, de acordo com o site "F5", uma média de 14 pontos, até então o maior ibope da TV por assinatura em 2023.
A audiência daquele jogo "engoliu", por exemplo, o SporTV, que conseguiu apenas 0,8 com a exibição de Holanda e Espanha, pela Copa do Mundo Feminina, conforme apontou o jornal Lance!.
Mas a ESPN ainda estabeleceria uma marca com a eliminação do Palmeiras para o Boca Juniors, na semifinal da competição continental.
A emissora conseguiu picos de 18 pontos e teve a maior audiência no Brasil desde sua fundação, em 1994. Os dados foram apontados com exclusividade pelo site "F5" via Ibope PNT da TV paga.
Com a Libertadores finalizando a maior cobertura de sua história da Libertadores e Sul-Americana, a ESPN já produziu mais de 400 horas de conteúdo ao vivo nesta temporada, incluindo 148 transmissões, 46 Abre o Jogo e 6 edições do Multicam/Watch Party no Star+.
Preparação para a final
A equipe de transmissão da ESPN para a grande final está escalada. A narração será de Paulo Andrade, que contará com os comentários de Paulo Calçade e Zinho, diretamente da cabine do Maracanã.
A emissora vai ofertar via Star+, seu serviço de streaming, a edição Multicam, com com câmeras exclusivas acompanhando as estrelas da partida, os treinadores, ângulos diferenciados para a exibição do jogo e estatísticas em tempo real na tela providas pelo Data ESPN.