Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Libertadores 2024 começa nesta terça-feira (6); saiba detalhes, jogos e favoritos

AFP
Fluminense é o atual campeão da Libertadores
Fluminense é o atual campeão da Libertadores Fluminense/Flickr Oficial/Divulgação
Com partidas em Valencia, Cochabamba e Quito, a Copa Libertadores de 2024 buscará um novo campeão entre os 47 clubes participantes a partir desta terça-feira (6), com 155 jogos até coroar o sucessor - ou não - do Fluminense no final de novembro.

A Libertadores, que não terá mudanças em relação ao formato da competição do ano passado, começará com uma primeira fase (eliminatória) em que seis equipes lutarão por três vagas de acesso à fase 2, onde já estão 13 cabeças de chave.

A primeira fase será aberta na noite desta terça, na cidade venezuelana de Valencia, entre Academia Puerto Cabello e o uruguaio Defensor Sporting.

Um dia depois (7), o boliviano Aurora receberá o Melgar, do Peru, em Cochabamba, enquanto o Aucas jogará em casa contra o paraguaio Nacional, em Quito, na quinta-feira (8).

As partidas de volta estão marcadas para a próxima semana deste mês.

Segunda Fase 

A fase 2, com 16 times distribuídos em 8 chaves, será disputada entre os dias 20 e 29 de fevereiro, enquanto a fase 3, em que os 8 times vencedores da rodada anterior brigarão por quatro vagas para a fase de grupos, vai de 6 a 13 de março.

Os quatro times perdedores da fase 3 se classificarão diretamente para a fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2022, segundo torneio de clubes mais importante da CONMEBOL, que começa no dia 5 de março.

A fase de grupos 

A fase de grupos (8 chaves de quatro equipes) da Libertadores será sorteada em Luque - cidade vizinha a Assunção - em uma data de março a ser divulgada pela CONMEBOL. De acordo com o calendário da entidade que comanda o futebol sul-americano, essa fase terá início no dia 2 de abril e término em 30 de maio.

Hegemonia histórica

Fluminense conquistou o título inédito na última temporada
Fluminense conquistou o título inédito na última temporadaFluminense/Flickr Oficial/Divulgação

O Brasil, com oito equipes (sete vagas atribuídas e o atual campeão da Libertadores) e a Argentina, com seis, são os países com mais representantes.

Revendo a história, as apostas pelo título da 65ª edição do principal torneio de clubes da CONMEBOL apontam, mais uma vez, como de costume, para os principais times das duas potências sul-americanas.

Não à toa, argentinos e brasileiros mantêm a supremacia absoluta na competição, inaugurada em 1960. Somando times dos dois países, venceram 48 das 64 edições da competição.

Última final colocou brasileiros e argentinos frente à frente
Última final colocou brasileiros e argentinos frente à frenteMARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Além disso, os últimos 30 campeões foram distribuídos entre clubes desses países, com apenas quatro exceções: o colombiano Atlético Nacional em 2016, a LDU do Equador em 2008, o colombiano Once Caldas em 2004 e o Olimpia do Paraguai em 2002.

Na ausência do Boca Juniors, que conquistou seis títulos, River Plate e Estudiantes de La Plata são os principais times argentinos na competição e almejam a conquista da tão sonhada quinta Copa nesta edição.

O Brasil mandará a campo o atual campeão Fluminense e cinco que já ergueram a taça: São Paulo (3), Palmeiras (3), Grêmio (3), Flamengo (3) e Atlético-MG (1).

Outros ex-campeões da Libertadores que estarão em ação são o argentino San Lorenzo (2014), o equatoriano LDU (2008), o Colo-Colo, do Chile (1991), os colombianos do Atlético Nacional (1989 e 2016), os uruguaios do Peñarol (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987) e do Nacional (1971, 1980 e 1988).

Por outro lado, os estreantes absolutos na Libertadores são o colombiano Águilas Doradas, o paraguaio Sportivo Trinidense e a venezuelana Academia Puerto Cabello.