Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Libertadores de 2023 tem o desafio de quebrar a hegemonia brasileira

AFP
Palmeiras é um dos fortes candidatos a derrubar o Flamengo
Palmeiras é um dos fortes candidatos a derrubar o FlamengoCesar Greco - Palmeiras
Nada sugere que o fato de ter sido campeão mundial há menos de quatro meses garantirá à Argentina uma resposta a nível de clubes na Copa Libertadores. Desde 2019, o domínio tem sido dos brasileiros, realidade que parece pouco provável que mude de direção em 2023.

O Flamengo, atual campeão é, de longe a equipa mais poderosa e ameaça conquistar o seu terceiro título em cinco anos (2019 e 2022), enquanto outra equipe brasileira, o Palmeiras, tem pressa em destronar os seus rivais cariocas e conquistar, também, o seu terceiro título em cinco anos (2020 e 2021).

O domínio dos clubes brasileiros é esmagador num contexto geral em que só os argentinos estão em posição de causar problemas.

No entanto, clubes como o Flamengo, o mais popular do Brasil, têm um plantel próximo do nível das grandes equipes europeias: o atacante Gabriel Barbosa, o "Gabigol", o uruguaio Giorgian De Arrascaeta, o chileno Arturo Vidal e Everton Ribeiro foram um elenco difícil de igualar na América do Sul.

Por outro lado, outro favorito como o River Plate vende as suas estrelas em ascensão, como os campeões mundiais Enzo Fernández (Chelsea) e Julian Alvarez (Manchester City), com o clube não conseguindo substituí-los a um nível semelhante, sofrendo queda na qualidade.

River aparece como um dos candidatos a incomodar forças brasileiras
River aparece como um dos candidatos a incomodar forças brasileirasRiver Plate

Se não for o Brasil...

Esta edição da Copa Libertadores, cada vez mais popular por razões desportivas e econômicas, não deixa muito espaço para o sucesso dos clubes de outros países para além do Brasil e Argentina.

O Flamengo está no Grupo A, onde pode facilmente avançar para as oitavas de final contra rivais como o Racing (Argentina), Aucas (Equador) e Ñublense (Chile). O Mengão, no entanto, faz a sua estreia fora de casa contra os equatorianos nesta quarta-feira e estará cauteloso para jogar na altitude de Quito (2.850 metros).

Nesse grupo, o Racing, que abre a sua campanha na quarta-feira contra o Ñublense, tem a oportunidade de brigar pelo segundo lugar no Grupo A. 

Tradição do Boca é suficiente para colocá-lo como referência do continente
Tradição do Boca é suficiente para colocá-lo como referência do continenteBoca Juniors

O Palmeiras, principal rival do Flamengo em busca da coroa continental, abre a sua campanha do Grupo C com um desafio em alta altitude a 3.600 metros acima do nível do mar, em La Paz, onde o Bolívar o espera na quinta-feira.

A completar os jogos de estreia, o competitivo Cerro Porteno-PAR encara o Barcelona-EQU, única equipe a ousar desafiar o domínio de brasileiros e argentinos com um terceiro lugar em 2017 e um quarto lugar em 2021.

No Grupo B, o Nacional quer fazer valer a tradição dos clubes uruguaios, que se encontram em estagnação desde que o Peñarol foi finalista em 2011. "El Bolso" pode começar bem contra os humildes do Metropolitanos da Venezuela.

Para parar o Flamengo

Outro candidato ao título, o River Plate, enfrentará na terça-feira, em La Paz, uma abertura de alto risco contra The Strongest pelo Grupo D. No mesmo grupo, o Fluminense, que está um passo atrás em relação aos arquirrivais do Flamengo, assinou com a estrela internacional Marcelo, ex-Real Madrid. O Tricolor aguarda os peruanos do Sporting Cristal no Rio de Janeiro para iniciar a sua candidatura a uma vaga entre os 16 classificados.

Marcelo voltou ao Fluminense após fazer sucesso no futebol europeu
Marcelo voltou ao Fluminense após fazer sucesso no futebol europeuMailson Santana - Fluminense

Em contraste, o Boca, a outra equipe mais popular da Argentina, enfrenta um cenário diferente dos rivais do River: sem um treinador após  a saída de Hugo Ibarra por maus resultados, os Xeneizes abrem a sua campanha do Grupo F, na quinta-feira, fora de casa, contra o Monagas, da Venezuela. Esta será uma oportunidade de quebrar o marasmo que os tem perseguido no campeonato nacional.

A fase de grupos da Libertadores será disputada a partir da próxima semana até 29 de junho, com as duas primeiras equipes de cada grupo avançando para as oitavas-de-final.

As equipes que terminarem a primeira fase em terceiro lugar, nos grupos da Libertadores, jogarão um mata-mata contra as equipes que terminarem a primeira fase da Sul-Americana em segundo lugar nos seus grupos, antes dos melhores 16 times deste torneio serem definidos. 

A final da Copa Libertadores de 2023 será disputada em novembro na

Racing caiu no grupo do Flamengo na atual edição da Libertadores
Racing caiu no grupo do Flamengo na atual edição da LibertadoresRacing

catedral do futebol brasileiro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.