"Não dá para jogar aqui": Diniz critica altitude após derrota do Flu na Libertadores
"Jogar nesse tipo de altitude é sempre uma coisa quase criminosa porque ninguém está preparado para isso. Os times estão no nível do mar e quando você vem pra cá, é outro esporte. Por isso que os times daqui, em casa, fazem o tanto de pontos que eles fazem historicamente", afirmou Diniz.
Confira o resumo de The Strongest 1 x 0 Fluminense
"O River veio jogar aqui na estreia, com o time titular, tomou três e poderia ter tomado mais porque é muito diferente o jogo. E não é só o desgaste físico, o jogo muda completamente. Todo mundo erra passe que não erra no nível do mar. Cai, de maneira drástica, a qualidade do jogo", acrescentou.
"Não dá para jogar aqui. As pessoas vêm porque é obrigado a vir jogar. Mas não é uma coisa aceitável jogar acima de 3 mil metros. Quando bate 2.600 m já muda bastante, mas acima de 3 mil é muito pior", disse o técnico do Flu.
O Estádio Hernando Siles fica a 3.625 metros de altitude.
"Com a maratona de jogos que temos, a gente tinha que poupar em algum momento. O melhor momento para poupar era esse, porque o desgaste aqui é desumano", explicou.
Apenas o goleiro Fábio foi titular na partida, válida pela 4ª rodada da Libertadores.
"Trazer jogadores aqui como Marcelo, Felipe Melo, Ganso, jogador que têm mais dificuldade de recuperar por causa da idade e estão vindo em uma sequência, não teríamos os caras da maneira adequada no domingo e na quinta provavelmente, não. O planejamento foi pensando na sequência e trazer um time com saúde que conseguiu competir", completou.
Apesar da derrota, o Fluminense segue líder isolado do Grupo D, com 9 pontos.
Confira a classificação atualizada da Libertadores
A próxima partida do time de Fernando Diniz é no domingo (28), contra o Corinthians, pelo Brasileirão.