Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Palmeiras tem missão de vencer o Botafogo em casa para manter o domínio na Libertadores

AFP
Palmeiras foi derrotado na ida no Rio de Janeiro
Palmeiras foi derrotado na ida no Rio de JaneiroCesar Greco/Palmeiras
O tricampeão Palmeiras, um dos clubes mais poderosos da América do Sul, precisa vencer o Botafogo em casa nesta quarta-feira (21) para continuar vivo na Libertadores, depois de perder por 2 a 1 no jogo de ida das oitavas de final. A partida terá transmissão ao vivo do Flashscore.

No jogo mais importante desta fase, o Palmeiras, campeão da Libertadores em 2020 e 2021 e semifinalista em 2022 e 2023, tentará manter seu status de dominador continental contra um time do Botafogo que quer confirmar seu status de uma das equipes mais temidas da região.

Confira a tabela completa da Libertadores

Os dois times também estão na briga pelas primeiras posições do Brasileirão, com o Botafogo liderando a competição, com o Palmeiras no 3° lugar, cinco pontos atrás. 

Divisor de águas

O duelo pode ser um divisor de águas para o Verdão nesta temporada: eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo e a cinco pontos da liderança do Brasileirão, a derrota na primeira partida dos playoffs da Libertadores pode abrir uma crise na equipe, longe de seu melhor momento no ano.

O Palmeiras chega ao jogo depois de vencer o São Paulo por 2 a 1 no Brasileirão, no domingo, com dois gols do argentino Flaco López. Com o resultado, o Palmeiras subiu para o terceiro lugar, com 41 pontos em 23 jogos, cinco a menos que o líder Botafogo.

Acompanhe Palmeiras x Botafogo com narração ao vivo do Flashscore

Para o jogo, o técnico português Abel Ferreira conta com o retorno do meio-campista colombiano Richard Ríos, que cumpriu suspensão no jogo de ida, enquanto o lateral Mayke continua sendo dúvida. O capitão Dudu, que tem um problema físico, está fora. 

A dúvida do Palmeiras é se começará com uma zaga de quatro ou três zagueiros, com a inclusão de Murilo ao lado do paraguaio Gustavo Gómez e Vitor Reis, povoando o meio-campo com a ajuda de Vanderlan e Marcos Rocha nas laterais.

A grande esperança da equipe paulista será a jovem pérola Estêvão, substituto no jogo de ida após voltar de lesão, além da boa fase de gols de Flaco López.

Empate é insuficiente para o time do técnico Abel Ferreira
Empate é insuficiente para o time do técnico Abel FerreiraCesar Greco/Palmeiras

Botafogo, imparável

O Botafogo, por sua vez, quer eliminar os dois gigantes brasileiros Flamengo e Palmeiras em apenas dois dias e confirmar seu status de terceiro maior clube do país graças aos milhões de dólares investidos pelo seu proprietário americano, John Textor.

No domingo, o Fogão goleou o Flamengo por 4 a 1 no Brasileirão, resultado que o manteve na liderança, um ponto à frente do Fortaleza e cinco à frente de Palmeiras e Flamengo.

Apesar de ter quatro titulares fora do time por lesão (Júnior Santos, Eduardo, Jeffinho e Rafael), a profundidade no banco de reservas permitiu que o técnico português Artur Jorge trouxesse substitutos que mantiveram a consistência.

“Vamos enfrentar uma equipe do Palmeiras muito forte, individual e coletivamente, com uma capacidade muito forte nesta competição. Temos que estar preparados para todos os cenários”, disse o treinador sobre o duelo.

A partida começa nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo, e terá arbitragem do argentino Facundo Raul Tello.

O Botafogo precisa apenas de um empate para avançar para as quartas de final, enquanto o Palmeiras precisa vencer: se vencer por um gol de diferença, o vencedor do confronto será decidido nos pênaltis, e se vencer por dois gols ou mais, o Verdão avançará para a próxima fase.

O vencedor enfrentará o vencedor de São Paulo x Nacional-URU nas quartas de final.

Possíveis escalações:

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Vanderlan; Richard Rios, Aníbal Moreno e Zé Rafael; Raphael Veiga, Estêvão e López. Técnico: Abel Ferreira. 

Botafogo: Jhon; Matias Ponte, Bastos, Alexandre Barboza e Cuiabano; Gregore e Marlon Freitas; Jefferson Savarino, Thiago Almada e Luiz Henrique; Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.