Palmeiras tem reação fulminante sobre o Barcelona e chega às oitavas da Liberta
O susto sofrido no primeiro tempo deu boa dose de emoção ao duelo, que teve um Palmeiras aguerrido e determinado a conseguir o resultado positivo, que lhe garantisse a classificação antecipada para as oitavas de final.
O tabu de 30 jogos seguidos sem perder dentro de casa foi ameaçado, mas segue de pé graças a uma atuação de encher os olhos da torcida, que segue sua lua de mel com o elenco paulistano.
Com a vitória, o Palmeiras chega aos mesmos 12 pontos do líder Bolívar-BOL, adversário da última rodada, no dia 29, em São Paulo. Ao Barcelona, restará disputar a terceira posição da chave com o Cerro Porteño-PAR.
Chamou atenção não somente o poder de reação do Palmeiras, mas como o time não foi "às cordas" mesmo após estar perdendo por 2 a 0.
A equipe do técnico Abel Ferreira não se desorganizou e continou intenso em suas ações, criando seguidas oportunidades e mostrando a paciência necessária para buscar a virada.
O Palmeiras volta a jogar no domingo, no clássico contra o São Paulo, pela 10ª rodada do Brasileirão. No dia 29 de junho, o Palmeiras fecha a fase de classificação, em casa, contra o Bolívar, grande surpresa da chave, em duelo que vai definir o líder do grupo.
Falha e castigo
O Palmeiras dominou o primeiro tempo, o que não significou bola na rede a favor do time da casa. Na verdade, a rede equatoriana até balançou aos 18 minutos, com o VAR anulando o gol de Rony, que veio após bela jogada de Dudu, que deixou adversário sentado, antes de toque de letra de Menino.
A frustração foi grande, mas não impediu que o Palmeiras seguisse dominando as ações.
Quem acabou saindo na frente foi o Barcelona, que aproveitou erro de Zé Rafael no meio-campo. O time equatoriano escapou com velocidade com Fydriszewski finalizando cruzado para vencer Weverton.
Veiga acertou a trave na sequência, deixando claro que o Palmeiras viria com tudo para buscar o empate.
Susto dobrado
O susto da torcida alviverde foi ainda maior quando o time sofreu o segundo gol aos 38 minutos. Mayke afastou mal, deixando chance para um cruzamento do Barcelona, que encontrou Fydriszewski para finalizar novamente para o fundo das redes.
O prejuízo brasileiro poderia ter sido menor ao final do primeiro tempo se não fosse por chances perdidas, bola na trave e zaga afastando o perigo em cima da linha.
Hora de reagir
O melhor cenário para o Palmeiras era encontrar um gol com pouco tempo de segundo tempo, fazendo uso da mudança tática com a entrada de López, que fez o time ganhar força nas bolas aéreas.
E foi isso que aconteceu com Gomez cabeceando com precisão após escanteio bem cobrado por Veiga. Aos 13, o empate veio com Piquerez, com a pressão palmeirense surtindo efeito.
O Porco não ia sossegar enquanto a virada não viesse. E ela veio aos 24, com Artur, fazendo valer uma pressão insana dos donos da casa. Endrick deu números finais segundos depois de entrar, mostrando sua estrela, fechando o placar em uma atuação de gala do Palmeiras, mesmo com o susto sofrido na etapa inicial.