Palmeiras vira pra cima do Liverpool com show de Veiga e 1° gol de Estêvão
O jogo no Allianz Parque, em São Paulo, foi válido pelo Grupo F, que ainda conta com Independiente del Valle-EQU e San Lorenzo-ARG.
A partida teve dois tempos diferentes. No primeiro, o Palmeiras esteve travado e saiu atrás no marcador, buscando o empate nos acréscimos. No segundo tempo, a coisa desandou, com o time da casa fazendo valer sua maior qualidade.
O resultado era de suma importância para o Palmeiras, que havia empatado na estreia, fora de casa, contra os argentinos. Os três pontos colocam o time paulista na liderança, com os mesmos 4 pontos do Del Valle, vice-líder. O Liverpool é o 3° colocado, com os hermanos na lanterna.
Confira a classificação atualizada da Libertadores
O técnico Abel Ferreira, sabendo da importância de preservar algumas peças, colocou uma dupla de joias pelos lados do campo. Estêvão, de 16 anos, e Luis Guilherme, de 18, foram escalados como titulares. A dupla não sentiu a pressão e mostrou que tem muito a dar para o Verdão.
Susto no início
O Palmeiras foi surpreendido com pouco tempo de bola rolando. Logo aos 3 minutos, uma cobrança de falta fez Weverton dar rebote. Jean Rosso aproveitou a sobra e mandou pra dentro, com o VAR demorando quase sete minutos para confirmar o gol uruguaio.
O time da casa parecia nervoso em suas ações, tendo dificuldade para encaixar jogadas. O Liverpool foi inteligente pra ganhar tempo, se aproveitando de atuação irregular do Palmeiras, que tinha o tempo como adversário.
No apagar das luzes da primeira etapa, veio o empate do Verdão com Aníbal Moreno, livre de marcação. O volante desviou, de cabeça, após boa cobrança de escanteio de Veiga, para deixar tudo igual e recolocar o Palmeiras na partida.
Veja os detalhes de Palmeiras x Liverpool
Pressão surte efeito
No segundo tempo, o Palmeiras foi todo pressão. Antes que Abel Ferreira usasse as peças descansadas que tinha no banco de reservas, a virada veio aos 13 minutos, com Flaco López, artilheiro do time na temporada.
A enfiada de bola de Veiga encontrou o atacante argentino por trás da zaga para superar o goleiro com um leve desvio para anotar seu 11° gol na temporada.
A virada fez a torcida respirar aliviada, com o Palmeiras, enfim, conseguindo impôr o ritmo esperado de pressionar o adversário com frequência.
Acuado, o Liverpool deixou o trabalho palmeirense menos difícil. Estêvão fez o terceiro, de cabeça, aos 21, segundos antes de ser substituído, saindo ovacionado pela torcida, que comemorou muito seu primeiro gol como profissional.
O passe de Veiga não deixou dúvidas sobre a diferença que o meia faz quando tem liberdade no setor de criação. O 3 a 1 encaminhou a vitória, que foi confirmada com tons de suspense e superação.
Sequência
O Palmeiras agora mira sua estreia no Brasileirão, no domingo (14), fora de casa, contra o Vitória. Pela Libertadores, o Verdão volta a jogar no dia 24, no Equador, contra o Independiente del Valle.
O Liverpool enfrenta o Wanderers na segunda (15), longe de sua torcida, pelo Campeonato Uruguaio. O jogo seguinte da Libertadores será em casa, no dia 23, contra o San Lorenzo.