Parada técnica: Maracanã vai paralisar atividades para recuperar gramado
A interrupção começará a partir do dia 26 deste mês, quando o estádio receberá sua última partida. A estimativa de conclusão ainda não foi divulgada.
De acordo com o Complexo Maracanã, os danos no gramado do estádio não poderão ser reparados enquanto uma paralisação de atividades não for feita. Mediante a isso, a opção encontrada foi "a interrupção das atividades para viabilizar a plena recuperação".
Duas partidas ainda acontecerão no Maracanã antes da paralisação das atividades. Nesta quinta-feira (24), o Fluminense recebe o Olimpia, do Paraguai, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores.
A última partida antes da paralisação das atividades será no sábado (26), quando o Flamengo recebe o Internacional, pela 21ª rodada da Série A do Brasileirão, às 18h30 (de Brasília).
O Maracanã, em comunicado, afirma que é o estádio mais utilizado do Brasil em 2023. Já foram realizados 55 jogos, 15 a mais que o Independência, em Belo Horizonte, segundo colocado.
A Conmebol teceu duras críticas às condições do gramado do Maracanã, estádio que vai abrigar a decisão da Libertadores deste ano e solicitou providências para a recuperação do palco de jogos.
Veja abaixo o comunicado do Complexo Maracanã:
"O Complexo Maracanã informa que o estádio sofrerá uma parada técnica nos próximos dias para a recuperação do gramado.
Até o momento, 55 jogos foram realizados, o que faz do Maracanã o estádio mais utilizado do país, seguido de longe pelo Independência, com 15 jogos a menos. Como é de conhecimento de todos, os estádios europeus recebem, em média, 30 jogos por temporada.
Considerando-se que nessa época do ano, no Brasil, fatores climáticos como a menor incidência de luz e temperaturas mais baixas interferem na estrutura geral do campo de jogo, mesmo assim o estádio foi utilizado duas vezes neste último fim de semana, com um intervalo de menos de 15 horas entre as duas partidas realizadas. Uma delas, o confronto Vasco x Atlético Mineiro, no último domingo (20/08), após decisão judicial.
Diante disso, tendo em vista que os danos causados não podem ser recuperados sem uma paralisação, após o dia 26/08/2023 promoveremos a interrupção das atividades do estádio para viabilizar a plena recuperação do gramado.
O período em que o Maracanã ficará sem atividades será informado em breve, após a realização das duas próximas partidas já agendadas, quando serão feitas as verificações e avaliações necessárias para a elaboração do planejamento das etapas de trabalho".