Rival do Fla, Palestino é patrocinado pela Palestina e foi semifinalista da Libertadores
Sediado na capital Santiago, o clube foi fundado em 1920 por imigrantes palestinos. Hoje, o time representa a maior comunidade palestina fora do mundo árabe – estima-se que quase meio milhão de chilenos sejam descendentes da diáspora palestina do final do século XIX.
Patrocinado pelo Banco da Palestina há mais de uma década, El Tino se diz "mais que um clube".
"O patrocínio coincide com os esforços do banco para fortalecer as relações com os palestinos da diáspora", explica o patrocinador em seu site.
Jogadores e torcedores nas arquibancadas costumam usar o keffiyehs (o característico cachecol alvinegro) antes das partidas no acanhado Estádio Municipal de La Cisterna.
Apelidado de "Los Árabes", o time leva as cores da bandeira do território Palestino em seu escudo e uniforme.
O time sul-americano tem torcedores na Cisjordânia e em Gaza.
O ex-presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, é um deles. Em 2018, Abbas até fez uma visita à sede dos Árabes em Santiago e chamou o time de "orgulho do povo palestino".
Em 2015, a agência de notícias AFP entrevistou torcedores do Palestino em Ramallah. Um deles, Mounzer Zahran, explicou que "ver as arquibancadas cheias de bandeiras palestinas durante os jogos não tem preço".
"Apesar da diferença de horário, Mounzer Zahran reorganiza sua agenda para acompanhar a Copa Libertadores em casa, na Cisjordânia", reportou a AFP.
A ligação da equipe com o Oriente Médio às vezes até causa problema. Em 2014 o Palestino foi punido pela federação chilena por usar um uniforme com um mapa que ignorava a existência de Israel.
Títulos no Chile e semi da Libertadores
O CD Palestino é bicampeão chileno (1955 e 1978), além de ser tri da Copa do Chile (1975, 1977 e 2018).
Atualmente, a equipe é a quarta colocada na liga nacional.
Na Libertadores, os Árabes disputam a competição pela sétima vez em 2024. Seu melhor resultado foi a semifinal da Libertadores de 1979, único ano em que passaram pela fase de grupos.
Naquela edição, a semi foi disputada em dois triangulares. Na chave com Olimpia e Guarani (campeão brasileiro daquele ano), os chilenos terminaram na lanterna e foram eliminados.
A última aparição do Palestino na fase de frupos do torneio continental foi em 2019, quando o time caiu no grupo do Internacional e do River Plate – e terminou em terceiro, caindo para a Sul-Americana.
O Palestino visita o Flamengo nesta quarta-feira (10), pela segunda rodada do Grupo E. Na primeira rodada, os chilenos foram goleados em casa pelo Bolívar, e estão na lanterna da chave.
O histórico do confronto é favorável ao Fla, mas com um doloroso porém. As equipes se encontraram quatro vezes - todas na Copa Sul-Americana. O Rubro-Negro venceu três e perdeu uma, na derrota que custou a eliminação do torneio em 2016.