Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil encara os Estados Unidos na final da primeira Copa Ouro Feminina

AFP
Brasil vai precisar superar favoritismo das americanas
Brasil vai precisar superar favoritismo das americanasLeandro Lopes/CBF
Depois de um caminho difícil, os Estados Unidos tentarão ser coroados como o primeiro campeão da Copa Ouro feminina neste domingo (10), diante de sua torcida em San Diego, Califórnia, onde enfrentarão a equipe do Brasil que vem varrendo o torneio.

A equipe dos Estados Unidos, quatro vezes campeã da Copa do Mundo, e o Brasil, atual campeão da Copa América, são duas das equipes que se classificaram para os Jogos Olímpicos de Paris e têm um longo histórico de confrontos.

Os Estados Unidos venceram a disputa pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, enquanto o Brasil venceu nas semifinais da Copa do Mundo de 2007, quando foi vice-campeã.

Acompanhe a final da Copa Ouro Feminina pelo Flashscore

Últimos resultados da Seleção Brasileira Feminina
Últimos resultados da Seleção Brasileira FemininaFlashscore

A equipe norte-americana está sediando a primeira edição da Copa Ouro da CONCACAF, no início de sua reconstrução, após o fracasso do ano passado na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia, onde teve seu pior desempenho no torneio, sendo eliminada nas oitavas de final.

Longe dos dias em que governava com mão de ferro, a equipe da casa terminou em segundo lugar na fase de grupos, atrás do México, que conseguiu vencer a potência vizinha pela segunda vez em seus 43 confrontos.

Brasil, do técnico Arthur Elias, terá dura missão na casa das adversárias
Brasil, do técnico Arthur Elias, terá dura missão na casa das adversáriasLeandro Lopes/CBF

Os EUA se recuperaram com uma vitória enfática de 3 a 0 sobre a Colômbia nas quartas de final, mas depois precisaram de uma disputa de pênaltis para eliminar o Canadá, atual campeão olímpico.

A boa notícia para a equipe dos EUA é o desempenho de várias jogadoras que devem assumir o lugar da icônica Megan Rapinoe, agora aposentada, e de Alex Morgan, que ainda é titular nessa Copa Ouro após uma contusão de última hora.

A sensação da equipe tem sido a atacante Jaedyn Shaw, de 19 anos, do San Diego Wave, que se tornou a primeira americana a marcar em cada uma de suas quatro primeiras partidas pela equipe nacional.

Brasil invicto

Ao contrário de seus adversários, o Brasil demonstrou pouca perfeição ao longo de um torneio no qual tem uma sequência de cinco vitórias consecutivas, com 15 gols marcados e apenas um sofrido.

O Brasil, um dos quatro países sul-americanos convidados para o torneio da CONCACAF, passou pela fase de grupos e, nas oitavas de final, goleou a Argentina por 5 a 1 e o México por 3 a 0.

Brasil chega à final após cinco vitórias seguidas
Brasil chega à final após cinco vitórias seguidasLeandro Lopes/CBF

Seu último desafio será derrotar os Estados Unidos, contra quem perderam 31 dos 39 confrontos anteriores.

A zagueira Rafaelle, as meio-campistas Yasmim e Adriana Leal e a atacante Bia Zaneratto são os pilares da equipe que, até agora, não precisou da melhor versão da craque Debinha.

A final começa a partir das 21h15 (horário de Brasília) no Estádio Snapdragon, em San Diego, com capacidade para cerca de 35.000 torcedores.

Possíveis escalações:

EUA: Alyssa Naeher; Emily Fox, Naomi Girma, Tierna Davidson e Jenna Nighswonger;  Lindsey Horan, Sam Coffey e Rose Lavelle; Trinity Rodman, Alex Morgan e Jaedyn Shaw. Técnica: Twila Kilgore.

Brasil: Luciana; Antonia, Tarciane e Rafaelle; Ary Borges, Duda Santos, Yasmim e Adriana Leal; Bia Zaneratto, Debinha e Duda Ferreira. Técnico: Arthur Elias.