Corinthians é premiado por insistência e vence o Universitario na Sul-Americana
O time de São Paulo consegue a segunda vitória seguida - superou o Atlético-MG fora de casa no final de semana, pelo Brasileirão -, aliviando, ainda mais, a situação do técnico Vanderlei Luxemburgo. Até o começo da semana, o treinador balançava no cargo.
Os dois times voltam a se enfrentar no dia 18, em Lima, para definir quem será o adversário do Newell's Old Boys-ARG nas oitavas de final da Sul-Americana, levando para seus cofres cerca de R$ 2,5 milhões.
O Corinthians se classifica com um resultado de igualdade. Vitória peruana por um gol leva a decisão para os pênaltis. Se o time de Lima conseguir dois ou mais gols de diferença, elimina os alvinegros.
No sábado, o Corinthians joga em casa contra o América-MG no duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, vitória do Coelho por 1 a 0, forçando o Timão a vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Triunfo por dois ou mais gols classifica os paulistanos.
Sobrou coragem, faltou eficiência
Apesar de contar com um time titular recheado de reservas e com média de idade de apenas 23 anos, a postura do Corinthians, no primeiro tempo, foi corajosa, tomando a iniciativa.
As chances aconteceram, não em grande número, mas ficou clara a superioridade dos anfitriões na etapa inicial diante de um Universitario que não finalizou e se limitou a fechar os espaços. Faltou ao Corinthians um pouco mais de capricho no acabamento das jogadas.
De se lamentar, a lesão do jovem atacante Pedro, de 17 anos, que precisou sair de campo machucado após sofrer com as faltas dos peruanos. O jogador já está negociado com o Zenit, da Rússia, em transferência de 9 milhões de euros.
Expulsão abriu caminhos e mudou o placar
Os donos da casa seguiram com dificuldades na etapa final, vendo o Universitario ficar mais com a bola. O time peruano continuou se defendendo bem, com o time brasileiro mostrando limitações na parte criativa.
As mudanças do Corinthians - com a entrada de Renato Augusto entre elas - acabaram dando resultado.
A expulsão de Valera, aos 28 minutos do segundo tempo, fez mais espaço aparecer para o Timão, forçando os peruanos a adotarem uma postura mais defensiva.
Coube a Renato Augusto ser o responsável pela origem do gol que tirou o zero do placar. Em jogada individual do meia, com direito a "caneta" e assistência, a bola sobrou para Felipe Augusto chutar de primeira, no ângulo, sem defesa para o goleiro.
O Corinthians buscou o segundo gol para ter uma vantagem ainda maior, mas a vitória magra não ficou de mau tamanho para um confronto sem as principais peças em campo.
O Universitario, pelo que foi apresentado, poderia muito bem ter voltado pra casa com um prejuízo ainda maior na bagagem. No último lance do jogo, quase um castigo para o Corinthians, com o goleiro Carlos Miguel fazendo rara defesa no confronto.