Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cruzeiro é o 2º clube brasileiro com mais decisões sul-americanas; veja lista

Josias Pereira
Lucas Silva celebra classificação do Cruzeiro à final da Copa Sul-Americana, depois de vitória sobre o Lanús
Lucas Silva celebra classificação do Cruzeiro à final da Copa Sul-Americana, depois de vitória sobre o LanúsGustavo Aleixo/Cruzeiro
O Cruzeiro está de volta a uma final internacional após 15 anos. Neste sábado (23), a Raposa entra em campo para enfrentar o Racing-ARG, às 17h (de Brasília), no estádio General Pablo Rojas, o "La Nueva Olla", casa do Cerro Porteño, pela decisão da Copa Sul-Americana.

Com a classificação inédita à decisão do torneio, o segundo mais importante do continente, o Cruzeiro se isolou como o segundo brasileiro com mais aparições em finais sul-americanas na história. São 16 no total, perdendo apenas do São Paulo, que lidera a lista com 18. 

Confira a tabela final da Copa Sul-Americana no Flashscore 

Para se ter ideia, o terceiro na relação é o Flamengo, com 12 decisões. 

Lutando para retomar os tempos de glória após o retorno à divisão de elite do futebol nacional, o Cruzeiro ostenta em seu currículo quatro finais de Copa Libertadores, com dois títulos conquistados, o primeiro em 1976 e o último em 1997. 

A Raposa chegou ainda a três finais de Recopa Sul-Americana, conquistando uma taça quando superou o River Plate pela edição de 1998, disputada somente no ano seguinte.

Destaca-se ainda a presença do time mineiro em quatro finais da Supercopa da Libertadores e duas conquistas, uma em 1991 sobre o River Plate, e a outra em 1992, justamente sobre o Racing, adversário deste sábado. 

Acompanhe Racing-ARG x Cruzeiro em tempo real no Flashscore 

Em 1998, o Cruzeiro chegou à decisão da antiga Copa Mercosul e foi derrotado pelo Palmeiras. A equipe ainda disputou as duas finais da também extinta Copa Máster da Supercopa, com uma conquista sobre o Olímpia, do Paraguai, em 1995. 

Outro grande feito do time mineiro em termos internacionais foi a conquista da Copa Ouro de 1995, derrotando o São Paulo na decisão. 

Clubes brasileiros com mais finais sul-americanas

18 – São Paulo

16 – Cruzeiro

12 – Flamengo

11 – Palmeiras

8 – Atlético-MG

7 – Grêmio

7 – Internacional

7 – Santos

6 – Athletico-PR

4 – Fluminense

3 – Botafogo

2 – Chapecoense

2 – Corinthians

2 – Vasco