Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cruzeiro empata com Libertad e avança à semifinal da Sul-Americana na estreia de Diniz

Kaio Jorge abriu o placar no Mineirão
Kaio Jorge abriu o placar no Mineirão Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O Cruzeiro empatou em 1 a 1 com o Libertad-PAR nesta quinta-feira (26), no Mineirão, e confirmou sua classificação à semifinal da Copa Sul-Americana para enfrentar o Lanús, que eliminou o Independiente Medellín nos pênaltis. O time mineiro saiu na frente com Kaio Jorge, ainda no primeiro tempo. Mas uma expulsão infantil de Lucas Romero na etapa final encorajou os paraguaios, que empataram o jogo com o veterano Roque Santa Cruz.

Apesar do empate, o Cruzeiro cravou a classificação no agregado, já que derrotou o Libertad, em Assunção, por 2 a 0. O resultado garantia a possibilidade da Raposa avançar até mesmo com um tropeço por um gol. 

Confira a tabela da Copa Sul-Americana no Flashscore

As semifinais da Copa Sul-Americana serão realizadas nas semanas dos dias 23 e 30 de outubro, assim como da Libertadores. A Conmebol ainda irá divulgar datas e horários das partidas.

Primeiros movimentos de Diniz e sufoco

O jogo marcou a estreia de Fernando Diniz à frente do Cruzeiro. Embora tenha entrado em campo com o mesmo time que venceu o Libertad na ida, em Assunção, já foi possível ver alguns dos conceitos do treinador em campo e também certas dificuldades. 

Fernando Diniz estreou com empate à frente do Cruzeiro
Fernando Diniz estreou com empate à frente do CruzeiroGustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro portou-se bem durante boa parte do confronto, abrindo o placar em belíssimo cruzamento de Marlon para a cabeçada de Kaio Jorge, aos 11 minutos do primeiro tempo.

Mas a expulsão de Lucas Romero na etapa final, em um lance totalmente infantil por já ter um amarelo, foi realmente um ponto desequilibrante. As mudanças propostas por Diniz não surtiram efeito imediato e o time mineiro precisou segurar o ímpeto paraguaio para cravar a classificação dentro de casa.  

Veja como foi Cruzeiro 1 x 1 Libertad-PAR

As estatísticas do empate entre Cruzeiro e Libertad
As estatísticas do empate entre Cruzeiro e LibertadFlashscore

Cássio, mais uma vez, foi o grande destaque, fazendo uma defesaça à queima-roupa em finalização de Villalba. Um lance definidor, ainda mais após a pressão imposta pelo gol do veterano Roque Santa Cruz. 

Kaio Jorge foi um dos grandes destaques do duelo com o Libertad, marcando em Assunção e também em Belo Horizonte. Gols importantes que cravaram a presença do Cruzeiro em uma semifinal de Copa Sul-Americana pela primeira vez na história. 

Kaio Jorge marcou seu terceiro gol com a camisa do Cruzeiro
Kaio Jorge marcou seu terceiro gol com a camisa do CruzeiroGustavo Aleixo/Cruzeiro

Bolada e recorde

A Raposa não disputava uma semifinal de torneio internacional desde 2009, quando foi vice-campeão da Libertadores. Além disso, faturou R$ 800 mil (cerca de R$ 4,3 milhões na cotação atual) de premiação pela vaga. 

Cruzeiro segue vivo na Copa Sul-Americana em busca de um título inédito
Cruzeiro segue vivo na Copa Sul-Americana em busca de um título inéditoGustavo Aleixo/Cruzeiro

Jogando para um público de 52.974 torcedores, o Cruzeiro tornou-se dono da maior média de público da Copa Sul-Americana, superando o Corinthians, outro semifinalista. O clube mineiro é ainda detentor dos três maiores públicos da atual edição do torneio continental. 

Próximo desafio

O Cruzeiro volta a campo no próximo domingo (29), às 18h30, contra o Vasco, novamente no Mineirão, pela 28ª rodada da Série A do Brasileirão. 

As notas dos jogadores titulares de Cruzeiro e Libertad na partida
As notas dos jogadores titulares de Cruzeiro e Libertad na partidaFlashscore