Em possível adeus de Luís Castro, Botafogo empata e passa em 2º na Sul-Americana
O empate deixou o Botafogo na 2ª colocação. A LDU ficou com a ponta do grupo ao bater o César Vallejo por 3 a 0. O Glorioso disputará o playoff prévio às oitavas contra o Patronato-ARG, um dos terceiros da Libertadores.
O Magallanes encerrou sua participação na Sul-Americana sem vitórias. Os quatro pontos conquistados pelos chilenos vieram em empates com Botafogo (2), LDU e César Vallejo.
Botafogo sente tensão e só empata
O ambiente estava tenso no estádio Nilton Santos já antes de a bola rolar. Além da possível despedida de Luís Castro, o jogo valia a vaga direta nas oitavas de final e, para isso, o Botafogo precisaria garantir um bom saldo de gols. A equipe comandada pelo técnico português começou bem e abriu o placar logo aos 18 minutos. Marlon Freitas tabelou com Eduardo e finalizou com força para estufar a rede.
O ímpeto inicial foi baixando com o passar do tempo, e algumas chances foram desperdiçadas. Eduardo e Adryelson quase ampliaram o placar antes do intervalo.
O herói da noite virou vilão na segunda etapa e complicou as coisas para o Botafogo. Marlon Freitas foi expulso com vermelho direto depois de acertar a cabeça de Tomas Aránguiz. Não demorou muito e o Magallanes, que já começava a assustar, empatou o jogo com Yorman Zapata. O Alvinegro, abalado em campo, buscou de forma desorganizada a vitória, sem sucesso.
Torcida protesta contra Luís Castro
Em diversos momentos na noite de quinta-feira (29), a torcida alvinegra demonstrou sua insatisfação com a saída de Luís Castro. O técnico deve se transferir para o Al-Nassr, clube saudita em que atua Cristiano Ronaldo. Antes do apito inicial, quando o técnico foi anunciado no sistema de som, muitas vaias foram ouvidas. Notas de dinheiro falso com o rosto do treinador também circularam pelas arquibancadas do Nilton Santos.
Ao fim do jogo, com o resultado ruim para o Botafogo, os atos de protesto aumentaram e a torcida cantou em coro xingamentos contra Castro. Ao menos dois cânticos diferentes foram ouvidos.
Joel Carli faz despedida emocionante
Em constrante com a tensão entre torcida e Luís Castro, houve bonita homenagem ao zagueiro Joel Carli, que se despediu do futebol nesta noite. Jogador da equipe desde 2016 (em duas passagens), Carli terminou a carreira em campo depois de entrar nos minutos finais. O argentino conquistou o Campeonato Carioca de 2018 e a Série B do Brasileirão em 2021 com a camisa alvinegra.