Fortaleza é goleado pelo Nacional Potosí e perde invencibilidade na Sul-Americana
Jogar "nas alturas" influenciou na atuação do Fortaleza, que como era esperado, teve dificuldades para manter uma boa condição física nos 90 minutos. O Nacional, jogando em casa, tratou de tirar proveito diante de um adversário pouco acostumado com as condições que costumam ser bastante adversas para seus oponentes.
O resultado fez o Laion perder sua invencibilidade no torneio. Até então, eram três vitórias em três jogos no Grupo D . Menos mal que a liderança do tricolor segue intacta, com 9 pontos somados, à frente do Boca Juniors-ARG, com 7. O Nacional tem 4 e o Sportivo Trinidense-PAR é o lanterna com 3 pontos.
Apenas o líder avança diretamente para as oitavas de final, com o segundo colocado precisando passar por um playoff, contra um dos terceiros colocados de uma das chaves da Libertadores, para chegar ao mesmo momento da competição.
No domingo (12), o Fortaleza enfrenta o Botafogo, em casa, pela 6ª rodada do Brasileirão. Pela Sul-Americana, o Leão do Pici volta a jogar na quarta (15), fora de casa, contra o Boca Juniors-ARG, pela penúltima rodada da fase de grupos.
Confira classificação atualizada da Sul-Americana
Dificuldades já nos primeiros minutos
O Potosí não quis perder tempo e começou a ameaçar o gol de João Ricardo nos instantes iniciais. Aos 6 minutos, o placar foi aberto com Callejo, que apenas completou, em cima da linha, o chute de Prost.
Cruzamento da esquerda encontrou o atacante do time boliviano, que girou e chutou rasteiro, com o goleiro do Fortaleza não impedindo a bola de vencê-lo.
O time do Ceará tinha muito trabalho para sair jogando e, na primeira vez que foi eficiente na sua troca de passes, encontrou o empate.
Aos 16 minutos, Lucero recebeu bom passe de Machuca nas costas da zaga e conseguiu tirar dois marcadores antes de fuzilar. O gol precisou da interferência do VAR, que traçou uma ajustada linha antes de confirmar o empate.
Veja os detalhes de Nacional Potosí x Fortaleza
Sem energia pra reagir
O time da casa voltou a ficar na frente aos 37 minutos com Prost, que finalizou com muita liberdade depois de receber cruzamento da direita. O argentino, que teve o primeiro gol do seu time "roubado" por um companheiro, pôde, enfim, deixar sua marca.
Sem o mesmo gás do primeiro tempo, o Fortaleza teve ainda mais dificuldades, na etapa final, para correr atrás do prejuízo, perdendo a chance de sair com ponto na bagagem e precisando se contentar com sua primeira derrota na competição.
As chances perdidas foram castigadas quando Guerra, aos 25 minutos, pegou sobra de fora e foi feliz na tentativa de chute para aumentar a vantagem antes de Álvarez fechar o placar.