Penúltimo no Campeonato Holandês, Ajax demite técnico Maurice Steijn
"Ajax e Maurice Steijn separam os seus caminhos com efeito imediato", afirmou em comunicado o clube holandês, que no domingo caiu para o penúltimo lugar da Eredivisie ao sofrer uma nova derrota, a quarta em sete jogos, para o Utrecht, por 4 a 3.
"Chegamos à conclusão de que é o melhor para o Ajax", declarou o treinador holandês, citado no comunicado. "Dei tudo para devolver o Ajax ao seu devido lugar. Mas não consegui", lamentou.
Seu assistente, Hedwiges Maduro, será o sucessor por enquanto, disse o clube. Maurice Steijn chegou ao Ajax no último verão europeu vindo do Sparta Rotterdam, com um contrato de três anos, até 30 de junho de 2026. Uma escolha que surpreendeu o país, com vários meios de comunicação noticiando que ele nunca havia comandado clubes de alto nível.
O Ajax, semifinalista da Liga dos Campeões em 2019, atravessa um período de forte turbulência desde a saída de Erik ten Hag para o Manchester United, em abril de 2022. Nem Alfred Schreuder nem John Heitinga, seus dois primeiros sucessores, conseguiram classificar o Ajax para a competição europeia de maior prestígio.
Mas a crise também afeta a diretoria do clube: o Ajax demitiu seu diretor de futebol, Sven Mislintat, no mês passado, e anunciou pouco depois a saída do presidente do seu conselho fiscal, Pier Eringa. O ex-técnico do Barcelona e da seleção holandesa, Louis van Gaal, anunciou no início do mês o seu retorno ao Ajax como conselheiro.