Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quem tem os melhores papéis para o título de artilheiro do Campeonato Holandês?

Atilheiro desta temporada pode levar o prêmio com um total de gols historicamente baixo
Atilheiro desta temporada pode levar o prêmio com um total de gols historicamente baixoProfimedia
Faltando apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Holandês, a maioria das cartas já foi embaralhada na Eredivisie no que se refere a posições, mas não os prêmios individuais. A batalha pelo título de artilheiro está em pleno andamento e provavelmente ainda terá um vencedor inesperado.

Com o retorno de atacantes como Steven Bergwijn, Luuk de Jong e Brian Brobbey, os números um e dois da última temporada pareciam ter candidatos suficientes ao título de artilheiro. No entanto, nenhum deles chegou ao top 4 da atual lista de artilheiros. Quatro talentos, o mais velho deles com 23 anos de idade, mostraram seu melhor lado e agora estão lutando entre si pelo prêmio individual.

Anastasios Douvikas

Com três gols nos últimos dois jogos, Anastasios Douvikas é o líder da classificação de artilheiros. O atacante grego marcou um total de 17 vezes, o que é um belo desempenho considerando a temporada instável do Utrecht.

O atacante de 23 anos também teve de ceder regularmente seu lugar a Bas Dost, o que mostra mais uma vez a eficiência com que ele aproveita suas chances. Em setembro, ele foi responsável por três gols contra o Fortuna Sittard, mesmo tendo entrado em campo apenas aos 18 minutos do segundo tempo.

Jogos restantes

Ajax - FC Utrecht

FC Utrecht - FC Emmen

Partidas disputadas: 30

Gols: 17

Gols por 90 minutos: 0,78

Expectativa de gols: 14,1

Grandes chances perdidas: 11

Xavi Simons

Xavi Simons fez o PSV passar pelo Fortuna Sittard na noite de domingo de forma brilhante, marcando seu 16º gol na Eredivisie. O talento de Simons já era conhecido há muito tempo, mas ninguém esperava que ele fosse tão decisivo para o PSV em sua primeira temporada. Os jogadores do Eindhoven esperam que ele queira permanecer na Eredivisie por mais um ano, pois o interesse estrangeiro no jogador internacional de 20 anos não será pequeno.

Jogos restantes

PSV - SC Heerenveen

AZ - PSV

Partidas disputadas: 32

Gols: 16

Gols por 90 minutos: 0,55

Expectativa de gols: 12,7

Grandes chances perdidas: 7

Sydney van Hooijdonk

Sydney van Hooijdonk formou uma dupla perigosa com Amin Sarr na primeira metade da temporada, mas viu o sueco partir para o Olympique Lyonnais no inverno. No entanto, seu sucessor norueguês, Osame Sahraoui, também parece se dar muito bem com Van Hooijdonk. O atacante, que foi contratado junto ao Bologna, já marcou quatro vezes por iniciativa de Sahraoui e agora soma 16 gols.

Van Hooijdonk, de 23 anos, tem marcado gols com muita facilidade, especialmente nos últimos meses, e está dando uma grande contribuição na luta pela última vaga para os play-offs europeus.

Jogos restantes

PSV - SC Heerenveen

sc Heerenveen - Go Ahead Eagles

Partidas disputadas: 31

Gols: 16

Gols por 90 minutos: 0,77

Expectativa de gols: 13,1

Principais chances perdidas: 9

Santiago Giménez

Santiago Giménez começou a temporada como segundo volante, atrás de Danilo, mas se transformou em um dos jogadores decisivos na conquista do título nacional ao longo do ano. Giménez não deixou passar um jogo sem marcar um gol nos últimos meses.

O mexicano de 22 anos apareceu no placar nos seus últimos oito jogos na Eredivisie e agora tem um total de 16 gols. Não é de se admirar que seu nome já esteja sendo associado a clubes das principais ligas europeias.

Jogos restantes

FC Emmen - Feyenoord

Feyenoord - Vitesse

Partidas disputadas: 30

Gols: 15

Gols por 90 minutos: 0,77

Expectativa de gols: 13,3

Grandes chances perdidas: 13

Historicamente baixo

O artilheiro desta temporada pode levar o prêmio com um total de gols historicamente baixo. Na primeira temporada da Eredivisie (1956/57), o jogador do PSV Coen Dillen estabeleceu um recorde ao marcar 43 vezes em uma temporada. Até hoje, esse ainda é o número mais alto de todos os tempos.

Se excluirmos a temporada 2019/20, anteriormente interrompida pela Covid-19, houve apenas duas ocasiões em que o artilheiro da Holanda marcou menos de 20 gols. Romário se tornou artilheiro em 1988/1989 com 19 gols e o número mais baixo de todos os tempos é creditado a Willy Brokamp e Cas Janssen, que se tornaram artilheiros compartilhados da Eredivisie em nome do MVV e do NEC, respectivamente, com 18 gols em 1972/1973.