Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um 9 a 1 histórico e a redenção de De Ligt: os vencedores e perdedores do fim de semana

Joey Keizer
De Ligt marcou seu primeiro gol pelo Manchester United
De Ligt marcou seu primeiro gol pelo Manchester UnitedGlyn KIRK / AFP
O futebol das ligas europeias voltou neste fim de semana, após uma pausa internacional, e já teve espetáculo nos campos. Novos e antigos heróis tiveram desempenho de destaque no retorno, mas sem perdedores não há vencedores.

Por isso, destacamos os dois lados na nossa seção Vencedores e Perdedores.

Matthijs de Ligt

O Manchester United conseguiu vencer o Southampton por 3 a 0, o que aliviou a pressão em cima da equipe e do técnico Erik ten Hag por um tempo.

Os Red Devils têm sido criticados desde o começo da temporada depois de perder dois dos três primeiros jogos da Premier League. Mas, no último sábado (14), o United se animou novamente com um gol de Matthijs de Ligt que abriu o placar no St Mary's.

O zagueiro da seleção holandesa, transferido do Bayern de Munique no meio do ano, cometeu erros contra a Bósnia-Herzegovina e a Alemanha durante os jogos internacionais e aproveitou a oportunidade para se redimir das atuações ruins.

De Ligt deu respiro à torcida do United com gol de cabeça
De Ligt deu respiro à torcida do United com gol de cabeçaANP / Darren Staples / AFP

Ele cabeceou um cruzamento do capitão Bruno Fernandes para o fundo da rede após pouco mais de meia hora de jogo e deu uma bela vitória para a equipe. Outros “vencedores bônus” da partida foram André Onana, que defendeu um pênalti no 0 a 0, e Marcus Rashford, que marcou o primeiro gol na Premier League desde 9 de março.

Lamine Yamal

A essa altura, todo o mundo do futebol já sabe quem é Lamine Yamal. Neste fim de semana, ele se destacou novamente. No domingo (15), o atacante do Barcelona de apenas 17 anos ajudou a equipe a conseguir a quinta vitória na La Liga e se manter invicta na temporada.

Durante o clássico catalão contra o Girona, Yamal mostrou seu lado artilheiro ao marcar os dois primeiros gols da goleada por 4 a 1. Sob o comando do novo técnico Hansi Flick, o tiki-taka voltou ao Barcelona de uma forma um pouco mais direta, e Yamal está se saindo muito bem com o sistema.

Lamine Yamal continua encantando o futebol espanhol
Lamine Yamal continua encantando o futebol espanholMIGUEL MEDINA/AFP

O ponta-direita marcou o gol aos 30 minutos do primeiro tempo, depois de roubar bola do zagueiro David López e manter a calma diante do ex-goleiro do Tottenham, Paulo Gazzaniga.

Sete minutos depois, o jogador reagiu rápido a um lançamento e deu um toque na bola certeiro próximo à entrada da área. Com a parte interna do pé, Yamal colocou a bola no canto inferior do gol, fora do alcance do goleiro.

Lamine Yamal, como dizem, está pegando fogo com três gols e quatro assistências nos cinco primeiros jogos da liga na temporada.

AZ e quatro gols de Parrott

O AZ registrou a maior vitória da história do clube na liga na noite de sábado (14). Fora de casa, o Heerenveen perdeu de virada, com um placar impressionante de 9 a 1.

Nada indicava uma vitória como essa para os jogadores do Alkmaar, que assumiram a liderança aos quatro minutos, com um gol de Sven Mijnans. Até o intervalo, o placar era de "apenas" 2 a 1 para o time da casa.

Ao voltar para o campo, foi a vez de Troy Parrott marcar pela segunda vez, após fazer o gol da virada na metade do primeiro tempo. Em um intervalo de oito minutos, o atacante irlandês marcou mais duas vezes. Ele ainda não havia balançado as redes no campeonato. 

O jogador, adquirido do Tottenham, foi criticado pelo período de seca, mas agora é o artilheiro do Campeonato Holândes com quatro gols marcados em um único jogo. A vitória mantém o AZ logo atrás do atual campeão e líder PSV, que está invicto A diferença entre as equipes é de dois pontos.

Chris Smalling

Chris Smalling jogou nove temporadas pelo Manchester United e defendeu os Red Devils 323 vezes. Quando vestiu a camisa do novo clube, o Al-Feiha, pela primeira vez, no último fim de semana, provavelmente imaginou uma estreia bem diferente.

Chris Smalling teve atuação desastrosa na liga saudita
Chris Smalling teve atuação desastrosa na liga sauditaProfimedia / Enet Pulse

Com apenas seis minutos, o jogador marcou um gol contra ao chutar um cruzamento que passou pelo próprio goleiro na primeira trave. No intervalo, o placar já estava em 3 a 0 para o Al-Raed, que registrou sua primeira vitória da temporada na Saudi Pro League.

Para piorar, Smalling foi expulso aos 10 minutos do segundo tempo. Sua equipe perdeu por 5 a 0, sendo esta a maior derrota da história do Al-Feiha na liga. Como resultado, o clube continua sem pontuar após três jogos, na última posição da tabela do campeonato, e com saldo de gols de -9. 

A comparação com o primeiro jogo de Jonathan Woodgate pelo Real Madrid é apropriada. Em 2005, Woodgate também conseguiu marcar um gol contra e receber um cartão vermelho na estreia. No entanto, uma derrota recorde foi poupada ao Real há 19 anos. Robinho e Raul (duas vezes) garantiram a vitória do time de Madri por 3 a 1 contra o Athletic Bilbao.

Everton

Pela segunda vez em duas semanas, o Everton chega a uma vantagem de 2 a 0 e acaba perdendo por 3 a 2. Pouco antes da data FIFA, o Bournemouth já havia virado o placar para conquistar três pontos no Goodison Park com três gols entre os 42 e 51 minutos do segundo tempo. 

Os Toffees estão vivendo o pior início de temporada em 66 anos. A equipe do técnico Sean Dyche perdeu os quatro primeiros jogos da Premier League.

No último sábado (14), o Aston Villa fez o mesmo no Villa Park. Mais uma vez, o Everton liderava por 2 a 0 até o centroavante holandês Ollie Watkins fazer seus dois primeiros gols da temporada. Minutos depois, Jhon Duran colocou o Everton ainda mais em apuros com um belo chute de longa distância.

Placares dos últimos jogos do Everton
Placares dos últimos jogos do EvertonFlashscore

O clube de Liverpool enfrenta uma tarefa difícil para evitar o rebaixamento. De acordo com uma conhecida casa de apostas, eles não terão sucesso. Após a derrota por 4 a 0 para o Tottenham na segunda rodada, a casa já até pagou quem disse que o Everton seria rebaixado.

Heerenveen e Robin van Persie

Ter um grande nome como técnico pode ter muitas vantagens mas, quando se perde por 9 a 1 e Robin van Persie comanda seu time, você vira foco dos holofotes do mundo inteiro.

Foi o que aconteceu com o Heerenveen, que sofreu a maior derrota da história do clube no campeonato para o AZ.

Robin van Persie afirma não se abalar pela derrota por 9 a 1 contra o AZ
Robin van Persie afirma não se abalar pela derrota por 9 a 1 contra o AZProfimedia

Van Persie quis manter um estilo de jogo arriscado após um início dramático no segundo tempo. Assim que o time conseguiu manter o ritmo nos primeiros 45 minutos, tudo foi por água abaixo logo nos primeiros 10 minutos após o intervalo. O atacante Parrott, do AZ, marcou três vezes em oito minutos e aumentou a vantagem dos donos da casa para 5 a 1.

Depois disso, o AZ pôde continuar o ataque como bem entendesse. A equipe de Van Persie pode ter tido 55% da posse de bola, mas não conseguiu parar a máquina de gols do Alkmaar. O técnico permaneceu calmo após a derrota recorde. Ele lembrou que, como jogador do Arsenal, já foi derrotado por 8 a 2 pelo Manchester United.

Heerenveen foi dominado pelo AZ Alkmaar
Heerenveen foi dominado pelo AZ AlkmaarFlashscore

"Isso faz parte do futebol. Não fiquei traumatizado com isso e nem meus jogadores vão ficar. Você tem que tirar o melhor de si mesmo e isso vem com tentativas e erros. Agora é importante aceitar e se manter presente agora, também aqui na frente da câmera", disse o maior artilheiro da história da seleção holandesa, que indicou que não mudaria o estilo de jogo.