Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alemanha e Adidas cancelam número da camisa por semelhança com símbolo nazista

Alex Xavier
Polêmica no uniforme novo da Mannschaft
Polêmica no uniforme novo da MannschaftProfimedia
A seleção alemã não vai vestir o número 44 da nova camisa da Adidas devido à similaridade com a tropa nazista SS, informou o jornal alemão BILD nesta segunda-feira (1º).

A Adidas também reconheceu que a semelhança é inaceitável e anunciou que irá proibir a personalização das camisas com o número 44 no seu site oficial.

O número é muito parecido com o símbolo da SS (abreviação de “Schutzstaffel”), o grupo paramilitar do partido nazista responsável por aplicar à força a política totalitarista de Adolf Hitler. O emblema é proibido no país, assim como outros símbolos nazistas.

"A Federação Alemã de Futebol (DFB) e seu parceiro comercial 11teamsports são responsáveis pelo design dos nomes e números" nas camisas, disse Oliver Brüggen, porta-voz da Adidas, à agência pública de notícias DPA.

"Iremos bloquear o número 44 o mais rápido possível. Pessoas de cerca de 100 nações trabalham na Adidas, nossa companhia defende a promoção à diversidade e inclusão, e como companhia, nós ativamente fazemos campanhas contra xenofobia, anti semitismo, violência e ódio em todas as formas", acrescentou ele.

"A empresa rejeita veementemente qualquer sugestão de que tenha feito isso intencionalmente", afirmou.

Já a federação alemã prometeu que mudaria a fonte usada em suas camisas: "A DFB verifica os números de 0 a 9 e depois envia os números de 1 a 26 à UEFA para análise", disse em nota.

Na Euro 2024, o elenco da Alemanha vestirá números de 1 a 23.