Alemanha vence Dinamarca em jogo com tempestade e ação do VAR e vai às quartas da Euro
Os gols do jogo só saíram na etapa final, primeiro com Kai Havertz, em cobrança de pênalti, e depois com a jovem estrela Musiala. Um confronto que também estabeleceu uma marca histórica na carreira de Manuel Neuer.
Confira a tabela completa da Eurocopa no Flashscore
O goleiro do Bayern de Munique chegou a 19 partidas em Eurocopas e tornou-se o atleta alemão com mais jogos no torneio continental, ultrapassando seu antigo companheiro, o ex-jogador Bastian Schweinsteiger, com 18 partidas.
Que jogo!
Aconteceu de tudo no Signal Iduna Park neste sábado. A Alemanha começou com tudo, colocando a Dinamarca contra as cordas nos primeiros 20 minutos de bola rolando. Aos três, o VAR, um dos protagonistas da partida, começou a trabalhar.
O jovem zagueiro Schlotterbeck, escolha de Nagelsmann, foi às redes. O lance, todavia, acabou invalidado com o árbitro de vídeo flagrando uma falta na jogada. A pressão alemã prosseguiu, com o goleiro Schmeichel tendo que trabalhar para evitar que a casa dinamarquesa caísse diante dos anfitriões.
Mas a Dinamarca, aos poucos, conseguiu equilibrar o jogo e passou a incomodar a Alemanha, especialmente com jogadas de contra-ataque.
E aí veio a tempestade...
Quando o jogo começava a ter um roteiro interessante, o árbitro inglês Michael Oliver decidiu suspender momentaneamente o confronto devido à forte chuva que caía em Dortmund. Uma verdadeira tempestade com raios e que pouco tempo depois trouxe até pedras de granizo.
Os jogadores se dirigiram aos vestiários e retornaram após cerca de 25 minutos, quando as condições climáticas tornaram-se mais favoráveis. Um detalhe importante: o gramado sequer sentiu a força da tempestade, com a bola rolando tranquilamente após a retomada do confronto.
Olho no lance e olho no VAR
A conclusão da primeira etapa foi animada, com as seleções tendo oportunidades e Hojlund parando no recordista Neuer. Mas o placar manteve-se inalterado na saída para o intervalo.
O jogo, todavia, ganhou em emoção no segundo tempo, mesmo que o VAR, acertadamente, tenha tornado-se em uma ferramenta fundamental para o resultado do confronto.
Veja detalhes de Alemanha 2 x 0 Dinamarca
Aos dois minutos, a Dinamarca estufou as redes de Neuer com Andersen. Porém, antes de a bola chegar ao atleta dinamarquês, o impedimento automático flagrou a ponta de chuteira de Delaney à frente. O jogador, portanto, estava em posição irregular. Preciosismo ou não da regra, a infração foi marcada para desespero da torcida dinamarquesa.
Minutos depois, Andersen, o autor do gol anulado, foi do céu ao inferno. Isso porque ele acabou tocando com a mão na bola dentro da área. O VAR foi novamente acionado e flagrou a infração.
Na cobrança de pênalti, Kai Havertz, aos sete minutos, bateu no cantinho esquerdo. Schmeichel até acertou o lado, mas não conseguiu chegar.
Musiala neles
Para completar o placar, o jovem Musiala, aos 22 minutos, marcou seu terceiro gol na Eurocopa, estabelecendo-se como um dos artilheiros da competição. O talento do atleta do Bayern de Munique suplantou a tentativa de defesa de Schmeichel, marcando a classificação alemã.
E poderia ter sido mais
Com a Dinamarca totalmente aberta na tentativa de diminuir o placar, a Alemanha cansou de perder gols nos minutos finais. Os anfitriões chegaram a marcar um golaço com Wirtz, mas novamente o VAR mostrou-se ativo no jogo e anulou o gol da Alemanha.
Havertz teve uma oportunidade cara a cara com Schmeichel, mas tirou demais do goleiro dinamarquês e a bola foi para fora. O placar manteve-se mesmo em 2 a 0.
Próximo desafio
A Alemanha enfrentará Espanha ou Geórgia na sexta-feira (5), em Stuttgart, às 13h (de Brasília), pelas quartas de final da Eurocopa.