Áustria vence em jogaço e choca Euro com classificação à frente de França e Holanda
Essa foi apenas a quarta vitória da Áustria na história da Eurocopa e, pela primeira vez, os austríacos celebraram dois triunfos consecutivos na competição continental.
Confira a classificação da Euro no Flashscore
A Áustria, que havia vencido a Polônia por 3 a 1 na última rodada, terminou a primeira fase com seis pontos, um a mais que a França, a vice-líder da chave.
A Holanda, por sua vez, despencou para o terceiro lugar, com quatro pontos. Apesar disso, a Laranja garantiu sua classificação e vai esperar a conclusão da rodada derradeira para conhecer seu adversário na próxima fase.
Um jogaço de cinco gols e fato inédito
O primeiro gol da Áustria na partida foi marcado na infelicidade de Malen. Com pouco mais de cinco minutos de bola rolando, o jogador da Holanda acabou mandando contra o próprio patrimônio.
Pela primeira vez na história da Euro, um jogador holandês marcou contra, e também de forma inédita a Áustria teve um gol contra a seu favor. Para completar, esse foi ainda o gol contra mais rápido da história do torneio continental.
Veja detalhes de Holanda 2 x 3 Áustria
Mas a Holanda foi para cima, especialmente com a entrada de Xavi Simmons. Logo no início do segundo tempo, ele mesmo serviu Gakpo para confirmar a igualdade no placar. Só que, pouco tempo depois, aos 13 minutos, Schmid, de cabeça, recolocou a Áustria à frente.
Os holandeses foram novamente à luta para empatar o jogo. Dessa vez com Memphis Depay, aos 29, marcando seu primeiro gol na Euro em um momento fundamental.
Inicialmente, o lance foi invalidado, já que a arbitragem observou um suposto domínio com a mão. O lance, todavia, foi revisto e nenhuma infração foi detectada.
A resposta da Áustria foi rápida para a infelicidade dos holandeses. Aos 34 minutos da etapa final, Sabitzer completou uma ótima jogada de contra-ataque e marcou o gol da vitória.
Eurocopas dos gols contra
O gol contra de Malen foi o sétimo desta Euro. A edição se aproxima da marca da última disputa, quando o recorde de tentos neste quesito aconteceu - 11 vezes. Os dois últimos torneios continentais, portanto, já acumulam dois terços (18 tentos) de todos os gols contra marcados (27) na história da Eurocopa.
Próximos jogos
Com a liderança da chave D garantida, a Áustria volta a jogar na terça-feira (2), às 16h (de Brasília), contra o segundo colocado do Grupo F, que neste momento é a Turquia. A partida será disputada em Leipzig.
A França, por sua vez, enfrentará o segundo colocado da Chave E, neste momento a Romênia, na segunda-feira (1), às 13h (de Brasília), em Düsseldorf.
Já a Holanda, no atual cruzamento, seria a adversária da Inglaterra, primeira do Grupo C, em partida marcada para o próximo domingo (30), às 13h (de Brasília), em Gelsenkirchen.