Bélgica empata com Ucrânia, garante vaga e pegará França nas oitavas da Euro
Sempre presente nas oitavas desde 2016, a Bélgica jogou com o regulamento debaixo do braço. Favorita da chave, a equipe de Domenico Tedesco terminou em 2º lugar, 4 pontos. A vice-liderança colocou um desafio muito complicado para os belgas nas oitavas: a França, na próxima segunda-feira (1º), em Düsseldorf.
Veja a tabela completa da Eurocopa
A Ucrânia, por outro lado, se deu mal com o empate. Ao fim, com todas as seleções com 4 pontos, os ucranianos pagaram caro pela derrota por 3 a 0 para os romenos na estreia e terminaram na lanterna. Agora os ucranianos se concentram na Liga B da Nations League a partir de setembro.
Ucrânia busca mais
Seleção que iniciava a última rodada na lanterna, a Ucrânia buscou mais o ataque na primeira etapa, apesar de um susto inicial com Romelu Lukaku. Os ucranianos exploravam jogadas em velocidade pelas pontas e chegavam na área com facilidade, pecando nas finalizações.
A melhor chance ucraniana caiu nos pés de Yaremchuk, já próximo do intervalo. Cara a cara com Casteels, o camisa 9 optou pelo passe e acabou desperdiçando a oportunidade de abrir o placar. A vantagem do empate deixou a Bélgica retraída no primeiro tempo.
Bélgica cresce
A volta para a segunda etapa apresentou nova dinâmica. Sem querer depender de um empate para avançar, a Bélgica melhorou na partida e começou a empilhar chances. Jérémy Doku subia bem pela esquerda e falhava no último passe para acionar Lukaku na área. O camisa 10 da Bélgica, ainda em branco na Euro, testou Anatoliy Trubin algumas vezes.
Mais perto do final, a Ucrânia voltou ao ataque e ficou perto do gol da classificação. As principais bolas caíram nos pés de Artem Dovbyk, que travou uma batalha particular com o zagueiro Wout Faes.
Em ótima atuação, o defensor belga venceu as disputas e conseguiu evitar o desastre que seria a derrota. Com o apito final, os belgas garantiram a vaga e os ucranianos celebraram a entrega até o fim com os seus torcedores.