Bélgica vence Azerbaijão e lidera grupo das Eliminatórias da Euro
O resultado coloca os belgas na liderança do grupo, com os mesmos 10 pontos da Áustria, principal concorrente. Os dois times não devem ter dificuldades para se classificar, abrindo sete pontos para a Suécia, terceira colocada.
Na próxima rodada, a Bélgica pega a vice-lanterna Estônia, em casa, na terça-feira (12). No mesmo dia, o Azerbaijão enfrenta a Jordânia em amistoso internacional.
Lance fortuito define o placar
A Bélgica não teve a vida fácil que muitos poderiam imaginar. Muito disso por conta de sua própria postura. A ausência de De Bruyne, que está lesionado, foi bastante sentida, com o poder de criação ficando limitado, mesmo com peças de qualidade em campo.
A vitória pela vantagem mínima foi um saldo positivo para os azeris, considerando a diferença de realidade entre times e jogadores. Um empate seria histórico, com a Belga flertando com a zebra.
No primeiro tempo, a Bélgica não mostrou um grande poder criativo diante de um adversário que, aproveitando o fator casa, tentava ser eficiente nas suas ações, se lançando para o ataque com poucos toques. Mahmudov ficou muito perto de abrir o placar aos 6 minutos.
Os donos da casa sofreram com o azar aos 38 minutos. Lukaku mostrou poder de marcação para roubar bola na saída de jogo do Azerbaijão. Bakayoko chutou de fora, contando com desvio do companheiro Carrasco no meio do caminho para enganar o goleiro. A bola entrou mansamente, com Mahammadaliyev nada podendo fazer.
Lei do menor esforço
O segundo tempo era a chance da Bélgica entrar no jogo para garantir os três pontos. Era, porque os Red Devils pareciam satisfeitos com o resultado, preferindo não fazer muito esforço. O risco era iminente contra um adversário limitado, mas que teve a torcida tentando carregá-lo até o final.
As poucas investidas da Bélgica diminuíram a chance de uma vitória mais tranquila, com o 1 a 0 sendo mais do que suficiente para cumprir o objetivo da vitória antes de pensar no próximo desafio.