Euro 2024: Cartão amarelo para assistente técnico faz Dinamarca avançar em 2º no Grupo C

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cartão amarelo para assistente técnico decide 2º lugar do Grupo C da Euro

Quantos amarelos a UEFA contabilizou?
Quantos amarelos a UEFA contabilizou?Reuters
Dinamarca e Eslovênia aparentemente haviam empatado em todos os critérios de desempate no Grupo C da Eurocopa, após as partidas desta terça (25). Os dinamarqueses avançaram em segundo lugar, porém, devido a um cartão amarelo dado ao assistente técnico da seleção eslovena, confirmou a UEFA nesta quarta (26).

Na última rodada da chave, Inglaterra e Eslovênia ficaram no 0x0, mesmo placar do duelo entre Dinamarca e Sérvia.

Os ingleses terminaram na liderança isolada do grupo com 5 pontos. Dinamarqueses e eslovenos ficaram com 3 pontos, e empataram também no saldo de gols (0) e em gols marcados (2).

No próximo critério de desempate, o disciplinar, as equipes aparentemente também estavam igualadas: 6 cartões para cada lado.

Classificação final da chave
Classificação final da chaveFlashscore

UEFA faz confusão

No entanto, a UEFA confirmou à agência Reuters nesta quarta-feira que punições para a equipe técnica também contavam para o total de cartões.

Como o assistente esloveno Milvoje Novakovic levou um amarelo no jogo de abertura, a Eslovênia acabou com 7 cartões amarelos contra 6 da Dinamarca.

Eslovênia levou 2 amarelos contra a Inglaterra
Eslovênia levou 2 amarelos contra a InglaterraAFP

O cartão dado para Novakovic não apareceu inicialmente na lista disciplinar da UEFA – o que colocou a Eslovênia em determinado momento na terça-feira como segunda colocada do grupo.

Ainda segundo a UEFA, no fim da rodada a Dinamarca havia ultrapassado os eslovenos na tabela por conta dos pontos conquistados nas Eliminatórias, antes de confirmar o sétimo cartão para os eslovenos.

O técnico da Dinamarca, Kasper Hjulmand, disse que a sua equipe estava bem ciente de que a classificação final do grupo poderia ser decidida por cartões amarelos, mas que ele não alertou seus jogadores.

"A única pessoa que estava preocupada era eu mesmo. Dissemos antes do jogo que não deveríamos receber nenhum cartão amarelo estúpido no banco, mas não se pode jogar uma partida pensando em coisas assim quando se trata de um jogo importante", disse ele aos repórteres após o empate com a Sérvia.

Dinamarca pega a Alemanha

Como 2º colocado da chave, os dinamarqueses agora enfrentam a Alemanha nas oitavas de final, no sábado (29).

Já os eslovenos se classificaram como um dos quatro melhores terceiros colocados. Eles conhecerão seu adversário ao término da rodada desta quarta.

Acompanhe a Euro 2024 em tempo real