Com pênalti polêmico, Croácia vence Portugal em bom amistoso antes da Euro
Depois de vencer a Finlândia, Portugal ligou o sinal de alerta para a Euro. A equipe de Roberto Martínez terá mais um teste na terça-feira (11), contra a Irlanda. Depois disso, o campeões europeus de 2016 terão a estreia no torneio continental no dia 18, contra a República Tcheca, em Leipzig.
Veja a tabela completa da Euro 2024
A Croácia chegou ao sexto jogo invicta e vai para a Euro com o sonho de finalmente coroar esta geração com um título. Vice-campeã mundial em 2018 e da Liga das Nações em 2023, a seleção vem batendo na trave nos últimos anos. Os comandados de Zlatko Dalic começam a caminhada no próximo sábado (15), diante da Espanha, em Berlim.
Vitória ao estilo croata
Portugal e Croácia fizeram um jogo de ótimo nível em Lisboa. Porém, o primeiro gol croata veio de uma decisão polêmica do árbitro alemão Hans Osmers. Mateo Kovacic dividiu com Vitinha e caiu na área. Mesmo sem um toque claro, o juiz marcou o pênalti e o VAR referendou. Luka Modric bateu bem e colocou sua seleção na frente antes dos 10.
Com a vantagem no placar, a Croácia fez um primeiro tempo perfeito e fiel ao seu estilo: dominou completamente o meio-campo e tirou temperatura do jogo. Portugal sequer conseguiu finalizar ao gol. Os croatas só não aumentaram a vantagem por falta de pontaria.
Martínez voltou do intervalo com mudanças e elas surtiram efeito imediato. Nélson Semedo serviu Diogo Jota, que empatou em gol construído pela dupla que havia acabado de entrar.
Quando a virada portuguesa parecia próxima, os croatas balançaram a rede com Ante Budimir. Os donos da casa pressionaram até o fim, mas não conseguiram o empate.