Euro: Inglaterra vence Eslováquia em jogo épico e vai às quartas de final

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Com pintura de Bellingham, Inglaterra vence Eslováquia em jogo épico e avança na Euro

Atualizada
Bellingham e Harry Kane fizeram os gols da heroica classificação inglesa
Bellingham e Harry Kane fizeram os gols da heroica classificação inglesaAFP
A Inglaterra venceu a Eslováquia por 2 a 1 neste domingo (30), na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen, e avançou às quartas de final para pegar a Suíça em um jogo com contornos épicos. A valente Eslováquia abriu o placar com Ivan Schranz, aos 24 minutos da etapa inicial. Quando tudo parecia se encaminhar para uma zebraça, Jude Bellingham, no último lance do tempo normal, empatou com um golaço de bicicleta. Na prorrogação, a virada veio com o goleador Harry Kane.

A Inglaterra prossegue na competição para enfrentar outra surpresa do torneio, a Suíça, que eliminou a Itália, atual campeã europeia. O confronto das quartas está marcado para o próximo sábado (6), em Düsseldorf, às 13h (de Brasília). 

Confira a tabela completa da Eurocopa no Flashscore

A partida foi a de número 99 de Southgate no comando do English Team. Apesar do escrutínio da imprensa inglesa e suas decisões um tanto quanto questionáveis, o treinador vem proporcionando momentos históricos em uma seleção nacional carente de títulos, uma longa fila de insucessos desde o título na Copa do Mundo de 1966. 

A invencibilidade diante da Eslováquia também foi mantida e, pela quarta vez, os ingleses conseguiram uma virada sobre o adversário por 2 a 1. 

Os mesmos erros  

Apesar da entrada do jovem Mainoo, de apenas 19 anos, no time titular inglês, a equipe de Southgate seguiu pobre de ideias e com muitas dificuldades de criação no primeiro tempo, um reflexo do que o time apresentou nos três primeiros jogos da fase de grupos.

Inglaterra, de Bellingham (foto), encontrou muitas dificuldades no primeiro tempo
Inglaterra, de Bellingham (foto), encontrou muitas dificuldades no primeiro tempoAFP

Era uma Inglaterra lenta, de muitas trocas de passes improdutivas e uma movimentação peculiar no ataque, com Harry Kane saindo muito da grande área para buscar a bola e a linha de frente perdendo a referência. 

Veja detalhes de Inglaterra 2 x 1 Eslováquia 

Schranz fez seu terceiro gol na Euro 2024
Schranz fez seu terceiro gol na Euro 2024AFP

A Eslováquia sentiu que era possível chocar o mundo e respondeu ao chamado. Aos 24 minutos, o prêmio pelo bom desempenho. Strelec deu um passe açucarado para Schranz e o atacante não titubeou. Seu terceiro gol na Euro, um dos artilheiros do torneio continental. 

As estatísticas da virada inglesa sobre a Eslováquia
As estatísticas da virada inglesa sobre a EslováquiaOpta by Stats Perform

Pressão total 

A Inglaterra precisava se impor para buscar a virada e foi para cima de forma desesperada no segundo tempo. Mais do que tudo, era preciso uma mudança de mentalidade. Aproveitando-se de um recuo natural da Eslováquia, que passava a jogar fechada e buscando o contra-ataque, o English Team lançou-se à frente e chegou a balançar as redes. 

Harry Kane esforçou-se bastante para criar e ter oportunidades
Harry Kane esforçou-se bastante para criar e ter oportunidadesAFP

Com uma excelente visão de jogo, Harry Kane abriu para Trippier na esquerda. O lateral cruzou rasteiro e Foden completou. O lance, todavia, foi anulado pela arbitragem, já que o astro do Manchester City estava impedido. 

A Eslováquia assustou os ingleses em um vacilo de Bellingham. Strelec ficou com a bola no meio-campo e pegou o goleiro Pickford adiantado. A bola, no entanto, foi para fora. Mas a pressão inglesa prosseguiu. Southgate abriu seu time de vez, mandando a campo Cole Palmer, Eze e Toney. Ataque total para mudar o quadro do jogo. 

BEEEEELLINGHAAAAM

Bellingham mostrou sua categoria fora do comum no momento mais decisivo do jogo
Bellingham mostrou sua categoria fora do comum no momento mais decisivo do jogoAFP

Faltava cerca de um minuto para o fim da partida. A Eslováquia estava muito próxima da glória. Mas o futebol pode ser cruel e ao mesmo tempo apaixonante. Jude Bellingham não vinha fazendo um grande jogo. Estava até sumido em alguns momentos. Mas Southgate acreditou no talento de seu 10 e o manteve em campo. Uma decisão mais do que acertada. 

No último lance da partida, o levantamento para a área encontrou o craque. Uma bicicleta espetacular para determinar o empate heróico. Que pintura. Abre os braços e comemora, Bellingham!

A disputa pela Bola de Ouro com Vinicius Junior promete. O gol mais bonito da Euro 2024 até o momento. 

Harry Kane para a glória 

Harry Kane assegurou a classificação inglesa
Harry Kane assegurou a classificação inglesaAFP

O jogo seguiu para a prorrogação. E era óbvio que o momento era todo da Inglaterra. Com um minuto de bola rolando no tempo extra, a virada aconteceu.

Foi na base do abafa, com direito a chute torto de Eze e uma ajeitada no último momento de Toney. De cabeça, Harry Kane chegou para o arremate preciso, vencendo o goleiro Dúbravka e enlouquecendo a torcida em Gelsenkirchen. Uma classificação histórica. 

As notas dos jogadores titulares de Inglaterra e Eslováquia na partida
As notas dos jogadores titulares de Inglaterra e Eslováquia na partidaFlashscore