Com pintura de Bellingham, Inglaterra vence Eslováquia em jogo épico e avança na Euro
A Inglaterra prossegue na competição para enfrentar outra surpresa do torneio, a Suíça, que eliminou a Itália, atual campeã europeia. O confronto das quartas está marcado para o próximo sábado (6), em Düsseldorf, às 13h (de Brasília).
Confira a tabela completa da Eurocopa no Flashscore
A partida foi a de número 99 de Southgate no comando do English Team. Apesar do escrutínio da imprensa inglesa e suas decisões um tanto quanto questionáveis, o treinador vem proporcionando momentos históricos em uma seleção nacional carente de títulos, uma longa fila de insucessos desde o título na Copa do Mundo de 1966.
A invencibilidade diante da Eslováquia também foi mantida e, pela quarta vez, os ingleses conseguiram uma virada sobre o adversário por 2 a 1.
Os mesmos erros
Apesar da entrada do jovem Mainoo, de apenas 19 anos, no time titular inglês, a equipe de Southgate seguiu pobre de ideias e com muitas dificuldades de criação no primeiro tempo, um reflexo do que o time apresentou nos três primeiros jogos da fase de grupos.
Era uma Inglaterra lenta, de muitas trocas de passes improdutivas e uma movimentação peculiar no ataque, com Harry Kane saindo muito da grande área para buscar a bola e a linha de frente perdendo a referência.
Veja detalhes de Inglaterra 2 x 1 Eslováquia
A Eslováquia sentiu que era possível chocar o mundo e respondeu ao chamado. Aos 24 minutos, o prêmio pelo bom desempenho. Strelec deu um passe açucarado para Schranz e o atacante não titubeou. Seu terceiro gol na Euro, um dos artilheiros do torneio continental.
Pressão total
A Inglaterra precisava se impor para buscar a virada e foi para cima de forma desesperada no segundo tempo. Mais do que tudo, era preciso uma mudança de mentalidade. Aproveitando-se de um recuo natural da Eslováquia, que passava a jogar fechada e buscando o contra-ataque, o English Team lançou-se à frente e chegou a balançar as redes.
Com uma excelente visão de jogo, Harry Kane abriu para Trippier na esquerda. O lateral cruzou rasteiro e Foden completou. O lance, todavia, foi anulado pela arbitragem, já que o astro do Manchester City estava impedido.
A Eslováquia assustou os ingleses em um vacilo de Bellingham. Strelec ficou com a bola no meio-campo e pegou o goleiro Pickford adiantado. A bola, no entanto, foi para fora. Mas a pressão inglesa prosseguiu. Southgate abriu seu time de vez, mandando a campo Cole Palmer, Eze e Toney. Ataque total para mudar o quadro do jogo.
BEEEEELLINGHAAAAM
Faltava cerca de um minuto para o fim da partida. A Eslováquia estava muito próxima da glória. Mas o futebol pode ser cruel e ao mesmo tempo apaixonante. Jude Bellingham não vinha fazendo um grande jogo. Estava até sumido em alguns momentos. Mas Southgate acreditou no talento de seu 10 e o manteve em campo. Uma decisão mais do que acertada.
No último lance da partida, o levantamento para a área encontrou o craque. Uma bicicleta espetacular para determinar o empate heróico. Que pintura. Abre os braços e comemora, Bellingham!
A disputa pela Bola de Ouro com Vinicius Junior promete. O gol mais bonito da Euro 2024 até o momento.
Harry Kane para a glória
O jogo seguiu para a prorrogação. E era óbvio que o momento era todo da Inglaterra. Com um minuto de bola rolando no tempo extra, a virada aconteceu.
Foi na base do abafa, com direito a chute torto de Eze e uma ajeitada no último momento de Toney. De cabeça, Harry Kane chegou para o arremate preciso, vencendo o goleiro Dúbravka e enlouquecendo a torcida em Gelsenkirchen. Uma classificação histórica.