Croácia aplica "mão cheia" na Letônia pelas Eliminatórias da Euro
O resultado coloca a Croácia na segunda posição do grupo, com os letões ocupando a lanterna, ainda sem vencer no torneio. Os dois melhores de cada chave se classificam. Os croatas foram beneficiados pelo empate entre Armênia e Turquia.
A Croácia volta a jogar na segunda-feira, fora de casa, em confronto direto contra a Armênia, também pelas Eliminatórias. A Letônia enfrenta, em casa, no mesmo dia, o País de Gales.
Sem perder tempo
A superioridade técnica da Croácia se transformou em gol logo aos 3 minutos de jogo em falta bem cobrada de Petkovic. O chute da intermediária encontrou o ângulo do goleiro, que poderia ter feito mais para evitar que o placar fosse aberto.
A Letônia não conseguia ficar com a bola no pé, sendo jogada pra trás por uma das seleções mais fortes da Europa. Uma virada de jogo achou Perisic pela esquerda com liberdade, vendo seu marcador dar espaço de sobra. O cruzamento para Petkovic terminou com gol de Ivanusec, no rebote, para fazer a missão dos letões, de tentar pontuar, ser quase impossível.
Posse de bola e domínio total
Valorizando a posse, a Croácia mostrou eficiência para recuperar a bola segundos após perdê-la. Restou a Letônia se defender e tentar evitar uma goleada diante de um elenco com jogadores de alguns dos grandes times da Europa.
O terceiro gol, que encaminhou o triunfo, veio antes do intervalo, novamente com Petkovic. Ele teve apenas o trabalho de concluir para o gol aberto após passe açucarado de Perisic.
A Croácia podia ter terminado os 45 primeiros minutos com uma vantagem ainda maior, conseguindo criar pelo meio, pelos lados e em chutes de média distância. A troca de passes croata era um tormento para os visitantes, que se esforçavam para evitar um grande prejuízo.
Menor ritmo
No segundo tempo, a Croácia tirou o pé, apesar de seguir com grande domínio de posse de bola. As mudanças serviram para dar minutagem para alguns jogadores e descansar peças importantes como Petkovic, Modric, Brozovic e Gvardiol.
A menor intensidade dos donos da casa fez a Letônia ter poucas chances, que não foram bem aproveitadas. Ikaunieks e Krollis pararam no goleiro Livakovic, que foi bem para sair de campo sem ter sua meta vazada.
As falhas no ataque letão não foram perdoadas pela Croácia, que chegou ao quarto gol com Kramaric, aos 23 minutos, de cabeça, após cobrança de falta da intermediária.
Coube a Pasalic encerrar o placar de "mão cheia" em chute bem colocado após roubada de bola no ataque, dentro de um jogo pra lá de tranquilo e controlado pelos medalhistas de bronze na última Copa do Mundo.