Da festa turca à virada portuguesa: o Top 5 do dia 5 da Eurocopa
A terça-feira de Euro teve o melhor jogo do torneio até aqui. Com uma impressionante festa nas arquibancadas, Turquia e Geórgia fizeram uma partida animada em Dortmund, que contou com dois golaços.
Veja a classificação da Eurocopa
Cristiano Ronaldo e Pepe quebraram recordes históricos na competição, mas o gol decisivo foi de um jovem do Porto. O duelo também rendeu um gol contra bizarro de Robin Hranac.
Confira a nossa lista do dia:
1) Invasão turca em Dortmund
A torcida da Turquia deu um show à parte na vitória contra a Geórgia. E há uma explicação para isso: cerca de 1,5 milhão de turcos-alemães vivem no país-sede da Euro, número maior do que qualquer outra nação no torneio. Saiba mais sobre essa história.
Com várias bandeiras, cantando sem parar, os turcos criaram um grande ambiente no Signal Iduna Park e jogaram em casa. O clima foi acompanhado por um jogaço: a Turquia venceu por 3 a 1, com direito a belos gols e muitas chances criadas.
2) Briga generalizada
Nem tudo foram flores no ótimo ambiente turco. Antes da bola rolar, torcedores de Turquia e Geórgia protagonizaram cenas lamentáveis nas arquibancadas.
3) Recordes da dupla portuguesa
Ao entrar em campo contra a República Tcheca, Pepe tornou-se o jogador mais velho a atuar na história da Eurocopa. Com 41 anos, o luso-brasileiro ultrapassou o ex-goleiro húngaro Gábor Király (40). O pódio é completado por Cristiano Ronaldo, com 39 anos e 134 dias.
O "Robozão" também quebrou uma marca histórica nesta terça: CR7 é o único a disputar seis edições da Euro (2004, 2008, 2012, 2016, 2020 e 2024).
4) A lambança da defesa tcheca
A República Tcheca até ensaiou uma zebra e saiu na frente de Portugal, mas acabou retomando a igualdade no placar numa trapalhada da defesa. Ao tentar cortar um cruzamento, o goleiro Stanek espalmou no pé de Robin Hranac, que fez um gol contra bizarro. Depois, Hranac ainda falhou na virada.
5) Herói improvável e gol-relâmpago
A virada portuguesa não veio do pé de nenhuma das grandes estrelas do ótimo elenco à disposição de Roberto Martínez. Quem decidiu a partida nos últimos lances foi o jovem Francisco Conceição, atacante do Porto.
O jogador de 21 anos marcou o gol mais rápido de um substituto na história da Euro. Foram apenas 112 segundos em campo até o arremate decisivo.