Dia 16 da Eurocopa: Top 5 tem campeã eliminada e jogo da Euro interrompido pela chuva

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Da maldição do campeão a raios e granizo: o Top 5 do dia 16 da Eurocopa

Partida entre Alemanha e Dinamarca precisou ser interrompida após ameaça por raios
Partida entre Alemanha e Dinamarca precisou ser interrompida após ameaça por raiosAFP
O sábado (29) da Eurocopa em solo alemão foi de dois jogos, com ambos sendo válidos pelas oitavas de final. Depois da Itália ser eliminada pela Suíça, na primeira zebra da fase classificatória, Alemanha e Dinamarca fizeram um duelo mais disputado, com os donos da casa chegando às quartas de final.

Entre nossos destaques do dia, números que mostram o feito da Suíça, que chega sem nada a perder para enfrentar o vencedor de Inglaterra x Eslováquia.

Confira tabela completa da Euro

As duas partidas reservaram, ainda, recordes coletivos e individuais, que entraram na história da competição, além de uma interrupção de bola rolando por motivos naturais. 

Confira o nosso Top 5 do dia:

1) Maldição do campeão

Entrar na Euro como campeão nem sempre tem seu lado bom. Depois dos campeões de 2012 e 2016 serem eliminados nas oitavas de final nas edições seguintes ao título, a maldição seguiu presente em solo alemão. A atual campeã Itália repetiu o "feito" de Espanha e Portugal e ficou pelo caminho muito antes do esperado.

2) Neuer faz história

Assim que foi dado o apito inicial para o confronto entre Alemanha e Dinamarca, o goleiro Manuel Neuer se tornou o jogador alemão com mais jogos pela Euro. Ele chegou ao 19º duelo representando a Mannschaft na competição continental. 

3) Chuva, raios e granizo

O duelo entre Alemanha e Dinamarca precisou ser interrompido, no primeiro tempo, por 25 minutos, por um motivo incomum: os raios que caíram na região do estádio Signal Iduna Park, em Dortmund, durante uma forte chuva, fizeram o árbitro inglês Michael Oliver paralisar a partida pensando na segurança dos jogadores

A última vez que algo parecido aconteceu na Euro foi em 2012, quando a partida entre Ucrânia e França foi paralisada por 57 minutos. 

O dono do apito interrompeu o jogo pouco tempo após os primeiros raios, sem perder tempo ou correr risco para que algo mais grave acontecesse. A chuva apertou na sequência, com direito a granizo. Os jogadores precisaram se dirigir aos vestiários durante a paralisação. 

4) Suíça quebra tabu

A vitória da Suíça sobre a Itália não veio por acaso, com uma atuação dominante dentro de campo. O time dos alpes dominou o confronto e venceu a Azzurra, pela primeira vez, em 31 anos. O último triunfo suíço sobre este adversário foi em 1993, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Desde então, eram 11 jogos, com 5 vitórias da Itália e seis empates. 

5) VAR com direito a "som" da bola

A "onda sonora" da bola ajudou na marcação de penalidade a favor da Alemanha contra a Dinamarca. Apesar da imagem ser clara, a ferramenta do VAR, mostrando a representação gráfica do som - muito usada no críquete -, confirmou o momento de toque na mão do zagueiro dinamarquês dentro da área. O árbitro de vídeo foi usado, ainda, em outros dois momentos do jogo, com um gol de cada lado sendo anulado antes da penalidade.