De (novo) recorde de Yamal a torcida real: o Top 5 do dia 31 da Eurocopa
A vitória fez a Espanha chegar ao quarto título da Euro, mantendo o tabu inglês de não vencer uma competição de maior importância há 58 anos.
Veja os detalhes da final da Eurocopa
O primeiro gol do título espanhol veio com passe de Lamine Yamal, grande revelação desta Euro, que ganhou o título de presente um dia após completar 17 anos.
Confira o nosso Top 5 do dia:
1) Mais um recorde de Lamine Yamal
Além de se tornar o jogador mais jovem a entrar em campo na Euro e a marcar na competição continental, o atacante Lamine Yamal, com 17 anos recém-completados, se tornou o jogador com mais assistências (4) em uma única edição do torneio.
Na final deste domingo, ele deu um passe açucarado para o gol de Nico Williams, que abriu o placar no Estádio Olímpico. Ele se igualou a outros nomes como o tcheco Karel Poborsky, o belga Eden Hazard e o galês Aaron Ramsey.
2) Decepção inglesa
Depois de uma primeira fase cambaleante e de uma segunda fase que gerou mais otimismo na sua torcida, a Inglaterra voltou a decepcionar.
Diante de uma potência mundial como a Espanha, o time do técnico Gareth Southgate voltou a apresentar as deficiências ofensivas dos primeiros jogos e foi castigado com um gol no fim. A frustração da torcida britânica, que esteve em maior número no Estádio Olímpico, foi grande. O time voltou a amargar o vice da Euro, assim como em 2021.
3) Recorde vermelho
O título da Euro foi o quarto da Espanha, fazendo La Roja assumir isoladamente a liderança do ranking dos maiores campeões da competição continental. Até então, a seleção espanhola estava empatada com a Alemanha, que ficou para trás na lista de grandes vencedores, agora na segunda posição.
4) Realeza marcando presença
Poucos jogos no mundo têm com o privilégio de contar com a presença inloco de integrantes da realeza. A final da Euro foi um deles. O rei da Espanha, Felipe VI, e sua filha Infanta Sofia estiveram nas tribunas de honra do Estádio Olímpico de Berlim, assim como o príncipe William e seu filho, o príncipe George, representando a monarquia britânica.
5) Dani Olmo salva La Roja
Aos 44 minutos do segundo tempo, Dani Olmo fez a diferença para a Espanha. E não foi com passe ou bola na rede. O meia tirou bola em cima da linha, afastando o perigo do empate inglês, que não veio por muito pouco. O jogador comemorou sua jogada defensiva como se tivesse feito um gol do título. Foi quase isso.