Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Do satélite ao amor eletrônico: a história das bolas da Eurocopa

As bolas das últimas Euros
As bolas das últimas EurosUEFA
Toda Euro é especial. Junto com os resultados, as atuações em si ou os gols espetaculares, os estádios ou a atmosfera geral do país anfitrião durante o torneio também ficarão na memória dos torcedores. O mesmo se aplica às bolas oficiais do torneio. Olhar para trás em sua história evoca lembranças nostálgicas.

Nesta lista, o Flashscore relembra as bolas usadas na maior competição de futebol da Europa, trazendo informações e curiosidades da desejada redonda.

A evolução foi inevitável nos últimos anos, graças à tecnologia, que foi bem aproveitada pelas marcas de material esportivo. 

1968 a 1976: Telstar

A França sediou a primeira Eurocopa em 1960, mas somente oito anos depois é que o campeonato foi disputado com bolas oficiais uniformes. Desde então, as bolas para cada torneio têm sido fornecidas exclusivamente pela empresa alemã Adidas.

Confira a tabela completa da Euro

O primeiro modelo usado na Itália em 1968 foi a Telstar. Esse modelo permaneceu o mesmo nos dois Campeonatos Mundiais seguintes (1970 e 1974) e nos Campeonatos Europeus (1972 e 1976).

Seu nome foi dado em homenagem ao satélite de comunicações de mesmo nome. Ele tinha um formato aproximadamente esférico e era pontilhado com painéis solares escuros, de modo que realmente se assemelhava a uma bola de futebol. Outro motivo foi o fato de esses campeonatos terem sido os primeiros que o mundo inteiro pôde assistir pela televisão graças aos satélites.

1980 a 1988: Tango

Foi a bola oficial da Copa do Mundo de 1978 na Argentina. Seu nome foi dado em homenagem à dança típica argentina de mesmo nome. Ela durou até a Eurocopa de 1980 na Itália e foi usada por muitos anos depois em vários torneios, inclusive nos Jogos Olímpicos de 1984 e 1988.

A bola também evoluiu tecnologicamente ao longo do tempo. Ela não era mais feita de couro, o que fez, entre outras coisas, com que não absorvesse água com tanta facilidade em caso de chuva, além de ter um quique melhor graças ao material aprimorado da superfície.

1992. Etrusco Unico

Também foi usada pela primeira vez na Copa de 1990 na Itália. Seu nome foi derivado do antigo povo etrusco que habitava a Etrúria, uma área no que hoje é a Toscana. O design da bola, que é um redesenho do Tango anterior (o design da bola da Copa do Mundo de 1986 no México, que se chamava Azteca), também se baseia na arte antiga.

1996: Questra

A bola da Euro 1996 também foi tirada da Copa do Mundo anterior, realizada dois anos antes nos EUA. Ela foi novamente uma adaptação da clássica bola de tango. Assim como a Azteca ou a Etrusco, ela tinha a intenção de representar o país anfitrião e apresentava decorações com temas espaciais. O ano de 1994 foi o 25º aniversário da bem-sucedida missão Apollo 11, quando os americanos conseguiram pousar na Lua.

A bola recebeu o nome de Questra, baseado na expressão inglesa "quest for the stars" (busca pelas estrelas). A versão da Euro 1996 apresentava símbolos heráldicos tipicamente ingleses - leões saltando e rosas Tudor - com base no local do torneio.

2000: Terrestra Silverstream

Outra adição à "família" do Tango. Foi jogado na Eurocopa na Bélgica e na Holanda. O nome da bola se referia às importantes vias navegáveis e canais típicos dos dois países anfitriões. A Terrestra Silverstream também trouxe avanços tecnológicos - materiais melhores tornaram a bola mais controlável e permitiram que os jogadores chutassem com maior impacto e precisão.

2004: Roteiro

O Campeonato Europeu em Portugal está associado ao icônico Roteiro prateado, o termo português para um mapa de viagem ou de navegação. É uma referência às explorações portuguesas no exterior nos séculos XV e XVI, lideradas, por exemplo, pelo mundialmente famoso navegador Vasco da Gama.

A Roteiro foi a primeira bola que não tinha uma base branca. Ela também foi inovadora, pois um conjunto exclusivo de balões foi produzido para cada partida do torneio, contendo os dois adversários, a data, o estádio e as coordenadas geográficas do círculo central do campo.

2008. Europass

O torneio foi sediado conjuntamente pela Suíça e pela Áustria. O nome da bola oficial simbolizava a conexão entre os dois países alpinos (a passagem da montanha é chamada de "pass" em inglês) e todos os países europeus. Além disso, o termo "pass" também é usado para um passe de futebol. A bola foi costurada com 14 painéis em vez dos 32 habituais. Ela era branca, mas a final entre Espanha e Alemanha foi disputada com uma Europass Gloria prateada especial.

2012: Tango 12

Em 2012, a famosa bola Tango voltou à cena. Ela foi a bola oficial da Eurocopa e das Olimpíadas de Londres que se seguiram. O Campeonato Europeu foi novamente sediado por dois países, Ucrânia e Polônia, cujas bandeiras estavam inscritas no design da bola. Até mesmo a Tango 12 teve uma edição especial para a partida final.

2016. Beau Jeu

A bola para o campeonato na França tinha uma combinação de branco, azul e vermelho em homenagem ao tricolor local e foi chamada de Beau Jeu (jogo bonito em francês). Ela foi usada em todas as partidas da fase de grupos. Na fase eliminatória do torneio, foi usado um design um pouco diferente, dominado pela cor vermelha, e a atmosfera acalorada das partidas de repescagem foi evocada pelo nome da bola - Fracas (francês para estrondo ou barulho).

A bola Beau Jeu.
A bola Beau Jeu.Profimedia

2020. Uniforia

A Euro 2020, que foi adiada para 2021 devido à pandemia de covid-19, foi realizada em um total de 11 estádios em todo o continente. É também por isso que o nome da bola oficial se referia à unidade das nações europeias. A intenção também era simbolizar a euforia que o futebol proporciona. A combinação das palavras inglesas "unity" (unidade) e "euphoria" (euforia) deu origem à Uniforia. A bola tinha traços pretos em um fundo branco com listras azuis, neon e rosa, e tinha as coordenadas e os nomes de todas as cidades organizadoras.

2024: Fussballliebe

A bola do próximo torneio é chamada de Fussballliebe (amor pelo futebol, em alemão). Assim como a bola da última Eurocopa, o uso de muitas cores distintas destaca a diversidade das nações europeias. Outro elemento gráfico na bola são os nomes de todas as cidades-sede alemãs e os pictogramas dos estádios.

A Fussballliebe é feita de materiais orgânicos sustentáveis e é a primeira bola a incorporar um sensor eletrônico. Isso ajudará os árbitros (de vídeo) a reconhecer quando e onde a bola foi tocada, o que é útil, por exemplo, ao julgar o impedimento.

A bola do Fussballliebe é equipada com a chamada Connected Ball Technology.
A bola do Fussballliebe é equipada com a chamada Connected Ball Technology.adidas