Entenda paralisação em Romênia x Kosovo por ato político
O árbitro francês Willy Delajod interrompeu o jogo na Arena Nacional, na capital romena, aos 17 minutos do primeiro tempo. Os torcedores locais acenderam sinalizadores e exibiram mensagens como "Kosovo é Sérvia".
Veja como foi Romênia 2x0 Kosovo
Os jogadores do Kosovo se recusaram a voltar à partida até a faixa contra a independência do país ser retirada. Depois de 40 minutos, a bola voltou a rolar.
"A partida foi reiniciada após a suspensão devido ao comportamento discriminatório de alguns torcedores", declarou a UEFA em seu site oficial.
Entenda a polêmica
O Kosovo pertencia à Sérvia, mas fez uma declaração unilateral de independência em fevereiro de 2008. Dos 27 Estados-membros da União Europeia, 22 reconhecem a separação. A Romênia está entre as opositoras, ao lado de Chipre, Eslováquia, Espanha e Grécia. Romenos e sérvios, inclusive, possuem uma afinidade histórica.
Na Organização das Nações Unidas (ONU), 101 dos 193 países-membros apoiam a soberania do Kosovo. O Brasil está entre os que não reconhecem a independência, assim como a maioria dos sul-americanos.
O Kosovo possui aproximadamente dois milhões de habitantes. Cerca de 90% da população tem origem albanesa, e essa maioria lidera o movimento separatista. Há uma minoria sérvia, de cerca de 5%, que se opõe à separação.
A questão histórica rendeu grande polêmica na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Xhaka e Shaqiri, da Suíça, marcaram contra a Sérvia e comemoraram com o símbolo da bandeira da Albânia. Ambos os jogadores têm origem albanesa-kosovar, e despertaram a ira dos sérvios.