Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eslováquia vence Bélgica e impõe primeira zebra da Euro 2024

Guilherme Bianchini
Atualizada
Eslováquia surpreendeu Bélgica em Frankfurt
Eslováquia surpreendeu Bélgica em FrankfurtAFP
A Eslováquia venceu a Bélgica por 1 a 0 nesta segunda-feira (17), no Deutsche Bank Park, em Frankfurt, pela 1ª rodada do Grupo E da Eurocopa. Os eslovacos foram melhores no primeiro tempo e abriram o placar no começo, com Schranz. Os belgas pressionaram muito na etapa final, mas perderam chances e tiveram dois gols anulados.

O resultado deixou a Eslováquia na vice-liderança da chave, com 3 pontos, atrás da Romênia pelo saldo de gols. Zerada, a Bélgica está em 3º lugar. A seleção de Domenico Tedesco perdeu uma invencibilidade de 15 partidas (10V, 5E), que durava desde a Copa do Mundo de 2022.

Confira a classificação atualizada dos grupos da Euro

A seleção eslovaca volta a campo na sexta-feira (21) para encarar a Ucrânia, às 10h (de Brasília), em Düsseldorf. No sábado (22), os belgas enfrentam a Romênia em Colônia, às 16h.

Eslováquia surpreende no 1º tempo

Para quem esperava um duelo de ataque contra defesa e domínio belga, a Eslováquia logo tratou de provar o contrário. Com pressão na saída de bola, a seleção de Francesco Calzona aproveitou erro de Jérémy Doku para abrir o placar, aos sete minutos, com Ivan Schranz.

Eslováquia abriu o placar no começo do jogo
Eslováquia abriu o placar no começo do jogoAFP

O gol não alterou a postura da Eslováquia, que seguiu encarando a Bélgica de peito aberto. Os Diabos Vermelhos também tiveram suas chances, mas foi o belga Casteels que precisou fazer uma defesa difícil, em chute de Haraslín perto do intervalo.

As estatísticas da vitória da Eslováquia sobre a Bélgica
As estatísticas da vitória da Eslováquia sobre a BélgicaOpta by Stats Perform

Lukaku em dia para esquecer

Romelu Lukaku chegou à Euro embalado pela artilharia das Eliminatórias (14 gols em 8 jogos), mas foi o símbolo do tropeço belga em Frankfurt. O centroavante perdeu quatro grandes chances — duas antes da Eslováquia abrir o placar — e teve dois gols anulados no segundo tempo.

Não era dia de Lukaku em Frankfurt
Não era dia de Lukaku em FrankfurtProfimedia

Após ser surpreendida pela postura da Eslováquia no primeiro tempo, a Bélgica impôs uma blitz na etapa final. Além das oportunidades de Lukaku, o lateral Hancko impediu um gol de Johan Bakayoko em cima da linha. Dúbravka se mostrou seguro e fez boas defesas para segurar o resultado.

As notas dos titulares em Bélgica x Eslováquia
As notas dos titulares em Bélgica x EslováquiaFlashscore

Veja todos os detalhes de Bélgica 0x1 Eslováquia

Chip esclarece toque de mão

O primeiro gol anulado de Lukaku foi na volta do intervalo, por impedimento. Já o segundo causou grande polêmica. O VAR identificou um leve toque na mão de Loïs Openda, autor da assistência.

Na checagem, a transmissão oficial exibiu um gráfico semelhante a um eletrocardiograma que provou o desvio. A tecnologia é viabilizada por um chip na bola.

Gráfico identificou toque na mão de Bakayoko
Gráfico identificou toque na mão de BakayokoReprodução/CazéTV