Espanha liquida Croácia no primeiro tempo e estreia com vitória na Eurocopa
No segundo tempo, a Croácia chegou a fazer um gol com Bruno Petković, algoz do Brasil na Copa do Catar, mas o lance foi invalidado após análise do VAR. O jogador cobrou pênalti, defendido por Unai Simón, mas recebeu passe no rebote e marcou. De acordo com o árbitro de vídeo, houve uma invasão croata na hora da batida, desqualificando, portanto, toda a sequência da jogada.
Veja detalhes de Espanha 3 x 0 Croácia no Flashscore
Um lance polêmico desde a origem, já que antes da marcação da infração, Rodri acertou Petković que encontrava-se totalmente livre para marcar. Teoricamente, a jogada renderia ao espanhol uma expulsão, mas o meia do Manchester City foi apenas advertido com um amarelo.
Melhor para a Espanha
Um grande resultado para a Espanha em uma chave apontada como complicada e que ainda conta com a Itália, atual campeã europeia. A equipe comandada pelo técnico Luis de la Fuente mostrou personalidade e bom futebol para superar uma Croácia que possuía um meio-campo experiente e de bastante qualidade: a trinca formada por Brozovic, Kovacic e Modric.
Confira a tabela completa da Eurocopa no Flashscore
Apesar de suas estrelas, a Croácia não conseguiu se impor em Berlim e, em certos momentos, foi até controlada pela Fúria. Mesmo que seus pontas não tenham funcionado da maneira esperada, a Espanha mostrou outras opções e desvinculou-se do jogo moroso que muitos atribuem ao time, conhecido pelo controle da posse de bola.
Para se ter ideia, pela primeira vez desde a final da Euro de 2008, contra a Alemanha, a Espanha terminou uma partida com menor posse de bola (47%). Foram 136 jogos desde então tendo um controle superior aos adversários. Uma sequência finalizada neste sábado.
Os gols foram saindo conforme a pressão sobre o adversário intensificou-se. Aos 28 minutos, Morata recebeu de Fabián Ruiz e tocou na saída de Livakovic para abrir o placar. Três minutos depois, foi a vez de Fabián Ruiz fazer um golaço em Berlim. Ele recebeu de Pedri, limpou a marcação e chutou rasteiro, sem chances de defesa para o goleiro croata.
Aos 46 minutos do primeiro tempo, Yamal recebeu de Fabián Ruiz e cruzou na medida para o arremate de Carvajal. O gol que selou o resultado.
Referência na área
O primeiro gol espanhol na partida foi marcado por Álvaro Morata. Jogador de confiança de Luis de la Fuente, o camisa 7 recebeu a braçadeira de capitão apesar das críticas constantes. Apenas Cesc Fàbregas (3 gols e 5 assistências) participou de mais gols na Eurocopa pela Espanha do que Morata, que agora acumula sete tentos na competição, o mesmo que Fernando Torres e David Silva.
Um jogo histórico
O atacante espanhol Lamine Yamal, de 16 anos e 11 meses, se tornou o jogador mais jovem da história a disputar uma partida de Eurocopa neste sábado. Ele ainda deu uma assistência para o terceiro gol espanhol no jogo, marcado por Carvajal.
Curiosamente, o defensor do Real Madrid se tornou o jogador mais velho a marcar com a camisa da Espanha em uma Eurocopa - 32 anos e 156 dias.
Yamal, considerado uma estrela em ascensão do Barcelona, foi escalado entre os titulares da Espanha para enfrentar a Croácia, ultrapassando o polonês Kacper Kozlowski, que tinha 17 anos e 246 dias quando jogou contra a Espanha em 2021.
Próximos jogos
A Espanha volta a jogar pelo Grupo B da Eurocopa na próxima quinta-feira (20), contra a Itália, às 16h (de Brasília), na Veltins Arena, em Gelsenkirchen. A Croácia tentará a primeira vitória um dia antes, na quarta-feira (19), quando enfrenta a Albânia, treinada pelo brasileiro Sylvinho, às 10h (de Brasília), no Volksparkstadion, em Hamburgo.