Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Espanha vence Inglaterra em Berlim e conquista tetracampeonato da Eurocopa

Josias Pereira
Atualizada
Morata ergue a taça de campeão da Eurocopa, a quarta da história da Espanha
Morata ergue a taça de campeão da Eurocopa, a quarta da história da EspanhaAFP
A Espanha venceu a Inglaterra por 2 a 1 neste domingo (14), no estádio Olímpico de Berlim, e sagrou-se tetracampeã da Eurocopa, tornando-se a maior vencedora da história de competição e confirmando as expectativas que apontavam La Roja como a favorita na disputada decisão. A consagração de uma geração talentosa e vibrante, recolocando a Espanha no topo do Velho Continente.

Os gols do título espanhol foram marcados por Nico Williams e Oyarzabal. Cole Palmer foi às redes para a seleção inglesa, que mais uma vez desapontou seu torcedor. O futebol segue sem voltar para casa, mas retorna a um local onde está mais do que habituado. 

Saiba tudo sobre a Eurocopa no Flashscore

A Espanha foi absoluta durante a Eurocopa, vencendo os sete jogos que fez e deixando pelo caminho quatro seleções campeãs do mundo - Itália, Alemanha, França e Inglaterra. 

Além disso, pela primeira vez na história, uma seleção europeia venceu quatro finais consecutivas de grandes torneios - Euros 2008, 2012 e 2024, além da Copa do Mundo de 2010. Essa mesma Espanha também é a atual campeã da Liga das Nações da UEFA. Os reis da Europa. 

As estatísticas da vitória da Espanha sobre a Inglaterra
As estatísticas da vitória da Espanha sobre a InglaterraOpta by Stats Perform

Primeiro tempo de pouca inspiração

Não foi um grande primeiro tempo em Berlim. A Espanha teve amplo controle da bola, chegando a ter 85% de posse em determinado período da etapa inicial. Todavia, La Roja não conseguiu converter tamanha imposição em chances claras, com os ingleses destacando-se pela forte defesa e a pouca inspiração ofensiva. 

Lamine Yamal não teve tanto espaço no primeiro tempo diante da forte defesa inglesa
Lamine Yamal não teve tanto espaço no primeiro tempo diante da forte defesa inglesaAFP

A única finalização em direção ao gol do primeiro tempo só foi acontecer próxima ao intervalo, com Phil Foden arrematando depois de levantamento para a área. Unai Simón fez uma tranquila defesa. 

Espanha abre a contagem 

A volta para o segundo tempo trouxe uma notícia ruim para a torcida espanhola. Rodri, o termômetro do meio de campo de La Roja, deixou o campo lesionado para a entrada de Zubimendi. Mas a baixa não tirou o ímpeto de uma Espanha vertical e pronta para aproveitar a chance que precisava. 

Lamine Yamal e Nico Williams voltaram a aparecer na final
Lamine Yamal e Nico Williams voltaram a aparecer na finalAFP

Com dois minutos da etapa final, Lamine Yamal recebeu na ponta direita, teve tranquilidade para levantar a cabeça e rolar para a chegada de Nico Williams. Uma finalização certeira, que estufou as redes de Pickford.

A quarta assistência de Yamal, o garçom da competição, para transformar Nico Williams, aos 22 anos, no segundo jogador mais jovem a marcar em uma decisão de Eurocopa, ficando atrás apenas do italiano Pietro Anastasi, em 1968. 

Southgate tinha um plano 

A Inglaterra ficou conhecida pela resiliência durante a Euro deste ano e, mais uma vez, não se intimidou com o fato de ter saído atrás no placar. Southgate precisou mudar a rotação de seu time e confiou na estrela de seus reservas. 

Cole Palmer empatou o jogo no segundo tempo
Cole Palmer empatou o jogo no segundo tempoAFP

Na semifinal, Ollie Watkins foi o herói inglês. Ele voltou a substituir Harry Kane na partida deste domingo. Mas quem atendeu ao chamado e recolocou a Inglaterra na partida foi Cole Palmer.

Aos 28 minutos, em jogada de Saka pela ponta direita, Bellingham ajeitou para o arremate do jogador do Chelsea. Palmer finalizou da entrada da área e mandou no canto de Unai Simón

A Espanha tinha Oyarzabal 

O gol da Inglaterra deixou o jogo aberto. E o cansaço começou a ficar visível. Naquela tensão que tomava conta do estádio Olímpico, estava evidente que qualquer erro poderia ser fatal. A Espanha flertava com o gol. Lamine Yamal tinha colocado Pickford para fazer dois milagres. 

Oyarzabal foi o herói espanhol na final contra a Inglaterra
Oyarzabal foi o herói espanhol na final contra a InglaterraAFP

Mas, aos 41 minutos da etapa final, a Inglaterra não escapou do seu destino e viu seu jejum ser ampliado de forma brutal. Cucurella recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para a finalização de Oyarzabal, no meio da defesa dos Três Leões. O gol que selou o tetracampeonato europeu de La Roja, marcado pelo atacante da Real Sociedad que tinha entrado no lugar do capitão Morata.

A Inglaterra tornou-se a primeira seleção da história a não conquistar a Eurocopa chegando de forma consecutiva a duas finais do torneio. Uma atuação muito mais pobre do que a apresentada em Wembley, na última edição. 

As notas dos jogadores titulares de Espanha e Inglaterra na partida
As notas dos jogadores titulares de Espanha e Inglaterra na partidaFlashscore