Euro: Espanha vence Itália e avança às oitavas na liderança do Grupo B

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Espanha vence Itália, garante vaga nas oitavas da Euro e a liderança do Grupo B

Atualizada
Espanha, de Morata, comemora passagem ao mata-mata da Euro
Espanha, de Morata, comemora passagem ao mata-mata da EuroAFP
A Espanha venceu a Itália por 1 a 0 nesta quinta-feira (20), na Veltins Arena, em Gelsenkirchen, pela segunda rodada do Grupo B da Eurocopa. Com o resultado, os espanhóis cravaram sua vaga nas oitavas de final e também asseguraram a primeira posição da chave. Isso porque, mesmo que a Espanha perca na última rodada e a Itália vença seu compromisso, a Fúria levará a vantagem no confronto direto.

Foi um jogo dominado quase que em sua totalidade pela Espanha, que vinha amassando os italianos desde o primeiro tempo. Mas o único gol do confronto saiu na etapa final e foi contra, marcado por Calafiori, aos nove minutos. 

Veja detalhes de Espanha 1 x 0 Itália

A Espanha lidera o Grupo B, com seis pontos, enquanto a Itália é a vice-líder, com três. A Albânia é a terceira colocada, com um ponto. A lanterna da chave pertence à Croácia, também com um ponto. 

O resultado manteve o tabu da Espanha frente aos italianos. A Azzurra não consegue superar a Fúria desde 2016, na vitória por 2 a 0 nas oitavas de final da Euro, disputada na França.

É preciso lembrar que a Itália eliminou a Espanha na semifinal da última Euro, porém a classificação à decisão foi conquistada apenas nos pênaltis.

Confira a classificação da Eurocopa no Flashscore

Na atual edição da Euro, os italianos estão com a vaga no mata-mata em aberto e terão pela frente uma Croácia ferida em busca da primeira vitória no torneio. 

Números mostram como a Espanha
Números mostram como a Espanha Opta by Stats Perform

Domínio espanhol

A Itália teve muito trabalho para conter a imposição e a velocidade da Espanha, que usou, sem parcimônia, a habilidade de seus jovens pontas, especialmente Nico Williams na esquerda. Mas, na direita, Lamine Yamal também aprontou das suas. Com pouco mais de um minuto de jogo, Pedri cabeceou e Donnarumma teve que fazer uma grande defesa para evitar o gol. 

Nico Williams perdeu grande oportunidade, mas foi o destaque do confronto
Nico Williams perdeu grande oportunidade, mas foi o destaque do confrontoAFP

Uma das características deste interessante time espanhol é também a troca de posições no ataque. Em uma das jogadas mais perigosas do primeiro tempo, quem recebeu na esquerda foi Morata, que cruzou na medida para o cabeceio de Nico Williams. O atacante, no entanto, mandou para fora e desperdiçou ótima chance. 

Do outro lado, a Itália forçava as jogadas de contra-ataque, quase sempre ineficientes na tentativa de pressionar um adversário ousado. A bem da verdade, a Itália só não levou um gol no primeiro tempo por um verdadeiro milagre. A Espanha teve 61% de posse de bola, além de nove tentativas de gol contra apenas uma da Itália na etapa inicial. 

Espanha marca e garante o resultado 

Jogadores da Espanha gol contra de Calafiori após rebatida de Donnarumma
Jogadores da Espanha gol contra de Calafiori após rebatida de DonnarummaAFP

Em boa parte do segundo tempo, a Espanha seguiu superior aos italianos. Mas o gol com seus homens de frente teimava em não sair. O jeito foi contar com uma mãozinha dos rivais.

O tento saiu aos nove minutos, com Donnarumma espalmando um cruzamento para o meio da área e Calafiori, em uma grande infelicidade, desviando de joelho contra a própria meta. 

Com algumas modificações, a Itália conseguiu dar uma alividada na intensidade apresentada pela Espanha e o jogo ganhou em tensão. A Azzurra rondava a grande área e buscava chegar ao gol de empate em bolas alçadas. Do outro lado, a Fúria tinha as chances mais claras e só não ampliou o placar em função das grandes intervenções de Donnarumma. 

O drama prosseguiu até o apito final, com os acréscimos, inicialmente de quatro minutos, sendo alongados a seis. No fim, prevaleceu a Espanha em um dos grandes encontros da primeira fase da Euro.

Torcedores da Espanha fizeram a festa em Gelsenkirchen
Torcedores da Espanha fizeram a festa em GelsenkirchenAFP

Próximos jogos 

As duas seleções voltam a jogar pela última rodada da Euro no mesmo dia e horário: segunda-feira, 24, às 16h (de Brasília). A Espanha enfrenta a Albânia, na Merkur Spiel-Arena, em Düsseldorf. Já a Itália joga contra a Croácia na Red Bull Arena, em Leipzig. 

As notas dos jogadores titulares de Espanha e Itália na partida
As notas dos jogadores titulares de Espanha e Itália na partidaFlashscore