Estádios da Euro 2024: Ex-jogador da Bundesliga conta como é jogar em cada um

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Estádios da Euro 2024: Ex-jogador da Bundesliga revela como é atuar em cada arena

Estádio do Leipzig, na antiga Alemanha Oriental
Estádio do Leipzig, na antiga Alemanha OrientalAFP
Como é jogar em cada um dos 10 estádios da Eurocopa da Alemanha? O ex-meia da Bundesliga Jan Morávek, que já atuou em todos eles, conta abaixo como colunista convidado do Flashscore.

Metade dos 10 estádios é, ou será a partir da próxima temporada, da segunda divisão.

Siga a Eurocopa no Flashscore

Considerando que o menor estádio da Eurocopá deste ano tem capacidade para 42 mil espectadores, a média de público deve aumentar consideravelmente em relação aos 21 mil da Euro da pandemia.

Fico feliz que o antigo formato de jogar o torneio em um único país esteja de volta e que ele não esteja espalhado por toda a Europa.

Na Alemanha, é costume ficar de pé atrás do gol, e não há assentos por lá. É claro que a UEFA não permite gente de pé, e haverá assentos instalados especificamente para a Euro 2024.

Em Dortmund, por exemplo, a Muralha Amarela não será possível durante o torneio, e a capacidade do estádio será reduzida de 81.365 para 61.524 pessoas.

A torcida do Dortmund fica em pé atrás do gol na Bundesliga
A torcida do Dortmund fica em pé atrás do gol na BundesligaProfimedia

O mesmo acontecerá com os estádios de Düsseldorf (menos 10 mil lugares), Frankfurt (10 mil), Gelsenkirchen (13 mil) e Stuttgart (10 mil). 

Se eu tivesse que escolher um estádio para jogar novamente, seria o Signal Iduna Park, em Dortmund. Acho que ele tem um enorme charme para qualquer jogador que atua lá. Ele parece gigantesco. E quanto à atmosfera, ela não é única apenas na Alemanha, é única em todo o mundo.

E se eu tivesse a chance de trocar um estádio da Euro, escolheria o do Borussia Mönchengladbach em vez do RB Leipzig. Acho que ele só perdeu a chance de ser uma das sedes por causa de sua localização – os organizadores se certificaram de que os estádios estivessem espalhados por toda a Alemanha.

Leizpig é a cidade-sede mais ao leste na Alemanha
Leizpig é a cidade-sede mais ao leste na AlemanhaAFP

Confira abaixo a experiência em cada estádio:

Berlim

Capacidade: 70.033 (para a Euro); 74.475 (normalmente)

Quem joga aqui: Hertha Berlin

Jogos da Euro: Três na fase de grupos, um nas oitavas, um nas quartas e um na final

O estádio foi construído para os Jogos Olímpicos de 1936. O ponto alto foi a final da Copa do Mundo de 2006. Todos na Alemanha o associam ao fato de a final da Copa da Alemanha ser disputada lá, portanto, quando alguém chega à final, ouvem-se gritos de "Vamos para Berlim".

Sempre fui fascinado pelas escadas rolantes do estádio. Como jogador, você pode optar por descer as escadas para o vestiário ou simplesmente descer a escada rolante, na qual é preciso pisar com muito cuidado nos pinos. O ponto negativo é a pista de atletismo. Nos estádios onde há uma pista assim, a acústica e a atmosfera são piores.

Estádio Olímpico de Berlim
Estádio Olímpico de BerlimAFP

Munique

Capacidade: 66.026 (para a Euro); 75.024 (normalmente)

Quem joga aqui: Bayern de Munique 

Jogos da Euro: Quatro na fase de grupos, um nas oitavas e um nas semifinais

O mais famoso de todos os estádios. Provavelmente, a maioria das pessoas sabe que ele se ilumina no escuro e é bonito de se ver da rodovia quando se dirige por Munique. Arquitetonicamente, é um edifício interessante, um estádio moderno. Mas para nós, jogadores, sempre foi uma questão de correr sem a bola.

Joguei algumas partidas lá e marquei quatro gols. A atmosfera no estádio costumava ser mais fraca do que no norte do país. Dizem que é como um teatro. As pessoas entram, assistem a cinco gols, aplaudem e vão embora.

Allianz Arena
Allianz ArenaAFP

Dortmund

Capacidade: 61.524 (para a Euro); 81.365 (normalmente)

Quem joga aqui: Borussia Dortmund

Jogos da Euro: Quatro na fase de grupos, um nas oitavas e um nas semifinais

Construído em 1974, é o maior estádio da Alemanha. Já falei sobre a famosa Muralha Amarela acima, e tenho ótimas lembranças dele. 

Alguns dizem que um jogador em campo não se afeta pelo ambiente da torcida, mas minhas pernas sempre estavam muito pesadas em Dortmund. Estranhamente para um estádio tão grande, os vestiários dos jogadores, especialmente do time visitante, são pequenos.

Mas os torcedores que vão lotar o famoso Signal Iduna Park terão sorte. Será uma grande vantagem para suas seleções jogar por lá.

Signal Iduna Park
Signal Iduna ParkAFP

Gelsenkirchen

Capacidade: 49.471 (para a Euro); 62.271 (normalmente)

Quem joga aqui: Schalke 04

Jogos da Euro: Três na fase de grupos e um nas oitavas

O lugar onde marquei meu primeiro gol na Bundesliga, jogando pelo Schalke. Outra obra-prima arquitetônica, com um teto retrátil, arquibancadas realocáveis e gramado retrátil. A arena recebe shows, corridas de biatlo e, em 2010, sediou a terceira partida de hóquei mais assistida da história, entre a Alemanha e os Estados Unidos, com mais de 77 mil espectadores.

Como jogadores do Schalke, podíamos pegar quantos ingressos quiséssemos para os shows, o que era ótimo. Acima do campo, há um telão gigante. Como jogador, eu me peguei olhando para ele algumas vezes.

Veltins Arena
Veltins ArenaAFP

Hamburgo

Capacidade: 50.215 (para a Euro); 57.000 (normalmente)

Quem joga aqui: Hamburgo

Jogos da Euro: Quatro na fase de grupos e um nas quartas

Já é um estádio relativamente antigo. Foi construído em 1953 e, entre 1998 e 2000, foi convertido estritamente para o futebol. A reforma para a Euro deste ano custou cerca de 30 milhões de euros (R$ 172,6 milhões), o que certamente não é pouco. Juntamente com Frankfurt e Stuttgart, o estádio participou de todas as Copas do Mundo e Eurocopas disputadas em solo alemão.

Ele era associado a um relógio que mostrava há quanto tempo o Hamburgo estava na Bundesliga. Isso até 2018, quando o time local foi rebaixado e o relógio parou com a seguinte contagem: 54 anos, 263 dias, 0 horas e 15 minutos.

O Hamburgo jogará novamente a segunda divisão na próxima temporada.

Volksparkstadion
VolksparkstadionAFP

Frankfurt

Capacidade: 48.057 (na Euro); 58.000 (normalmente)

Quem joga aqui: Eintracht Frankfurt

Jogos da Euro: Quatro na fase de grupos e um nas oitavas

Junto com o Dortmund, tem a melhor atmosfera da Bundesliga. Sempre foi um prazer jogar lá, porque a torcida é fantástica. Não é coincidência que a Alemanha vá jogar por lá.

Em 1925, o futebol já estava sendo jogado neste palco. O estádio atual foi construído em 1963, com as últimas modificações realizadas antes da Copa do Mundo de 2006.

Assim como o Schalke, ele tem um telão gigante em cima do gramado, que pesa 30 toneladas. Em novembro, dois jogos da NFL foram realizados no local e houve pedidos de ingressos no valor de milhões de dólares.

O estádio tem 74 camarotes, o que é impressionante. Ele serviu de modelo para Bucareste e Varsóvia - eu verifiquei para ver se combinavam e, de fato, os estádios são semelhantes.

Deutsche Bank Park
Deutsche Bank ParkAFP

Leipzig

Capacidade: 42.600 (na Euro); 47.069 (normalmente)

Quem joga aqui: RB Leipzig

Jogos da Euro: Três na fase de grupos e um nas oitavas

Admito que este não era meu estádio favorito na Bundesliga. Eu realmente não gosto dele. Nunca gostei de jogar lá. Além disso, quase nunca tive sucesso lá, pois só venci uma vez - foi um jogo da Copa da Alemanha, em agosto de 2013, quando atuava pelo Augsburg.

Na época, o Leipzig estava na terceira divisão e tinha nomes como Joshua Kimmich e Yussuf Poulsen.

O estádio foi construído para a Copa do Mundo de 2006 no local do original, que detém o recorde de público de uma partida de futebol em solo alemão: 100 mil espectadores foram assistir a Lokomotiv Leipzig x Rottenheim Leipzig em setembro de 1956, na Alemanha Oriental.

As arquibancadas do estádio atual são bastante íngremes e não estão voltadas diretamente para o gramado.

Red Bull Arena
Red Bull ArenaAFP

Colônia

Capacidade: 46.922 (para a Euro); 50.000 (normalmente)

Quem joga aqui: Colônia

Jogos da Euro: Quatro na fase de grupos e um nas oitavas

O grande símbolo são as colunas nos cantos, iluminadas no Natal como uma coroa. Jogos de hóquei ao ar livre também são realizados com frequência no local. Em 2020, a final da Liga Europa foi disputada lá. É um dos estádios construídos para a Copa de 2006.

A torcida local é capaz de criar uma atmosfera muito legal, o que torna ainda mais lamentável o fato de o Colônia também estar na segunda divisão.

RheinEnergieStadion
RheinEnergieStadionAFP

Düsseldorf

Capacidade: 46.264 (para a Euro); 54.600 (normalmente)

Quem joga aqui: Fortuna Düsseldorf

Jogos da Euro: Três na fase de grupos, um nas oitavas e um nas quartas

Outro estádio de segunda divisão que tem padrões de primeira divisão. É uma arena multifuncional com teto retrátil. Recebe festivais, shows e vários eventos esportivos.

Em janeiro, recebeu uma partida de handebol que estabeleceu um novo recorde de espectadores para a modalidade: 53.586 pessoas. Uma característica especial são os assentos coloridos, que buscam dar a impressão de que, embora o estádio esteja vazio, pareça ocupado.

Só joguei lá na temporada 2012/13, quando o Fortuna Düsseldorf estava na Bundesliga. O meu Augsburg venceu por 3 a 2 e nos livramos do rebaixamento.

Merkur Spiel-Arena
Merkur Spiel-ArenaAFP

Stuttgart

Capacidade: 50.998 (na Euro); 60.449 (normalmente)

Quem joga aqui: Stuttgart

Jogos da Euro: Quatro na fase de grupos e um nas quartas

Belo estádio, que serviu de modelo para o Estádio Olímpico de Berlim. Ele foi convertido exclusivamente em um estádio de futebol em 2011. Antes disso, os eventos de atletismo eram realizados lá, então eles tinham uma pista olímpica.

Hoje ela não existe mais, mas a distância entre o gramado e a torcida permanece. Quando você sai das arquibancadas, tem de atravessar um longo túnel, passando pelos bancos de reservas, e demora um pouco para chegar ao gramado.

MHPArena
MHPArenaAFP

Confira a tabela completa de jogos da Euro 2024