Euro 2024: VAR terá "mínima interferência" e só vai agir em "erros óbvios", diz UEFA

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro 2024: VAR terá "mínima interferência" e só vai agir em "erros óbvios", garante UEFA

“Queremos árbitros com personalidades fortes para tomar decisões no campo”, afirmou a UEFA
“Queremos árbitros com personalidades fortes para tomar decisões no campo”, afirmou a UEFAAFP
O diretor de arbitragem da UEFA, Roberto Rosetti, afirmou nesta terça-feira (11) que o VAR só deve intervir em lances da Euro 2024 quando se verificar “uma evidência de um erro claro e óbvio”.

A mínima interferência para um máximo benefício”, definiu Rosetti.

O VAR da Eurocopa incluirá o impedimento semiautomático e, pela primeira vez, a tecnologia da linha de gol.

“No caso dos impedimentos duvidosos, pedimos aos árbitros assistentes que mantenham a bandeira abaixada e só a levantem quando estiverem seguros. Se não estiverem 100% seguros, têm que manter a bandeira abaixada”, explicou Rosetti.

Segundo o dirigente da UEFA, “com o impedimento semiautomático, o lance resolve-se por si só e pode poupar muito tempo nas decisões”.

Siga a Euro 2024 em tempo real

Na Euro 2020, o VAR corrigiu 18 marcações de campo em 51 jogos. Nove das correções foram relacionadas a impedimentos milimétricos.

A missão do VAR desta vez será “comprovar constantemente se há erros claros e óbvios” em quatro situações: gols, ações dentro da área, cartões vermelhos e a identificação errada de um jogador.

Queremos árbitros com personalidades fortes para tomar decisões no campo”, frisou o dirigente da UEFA.

A equipe do VAR ficará perto do estádio do RB Leipzig
A equipe do VAR ficará perto do estádio do RB LeipzigAFP

Bola inteligente

A grande novidade tecnológica do torneio será a bola com “sensores de movimento que enviarão dados precisos em tempo real".

A ferramenta deve ajudar os árbitros e o VAR a identificar cada toque na bola, "reduzindo o tempo dedicado a resolver lances de impedimento, mão e pênaltis".

“Também haverá tecnologia semiautomática de impedimento (SAOT) graças a 10 câmeras específicas instaladas em cada estádio, que rastreiam 29 pontos corporais diferentes por jogador e revelam imediatamente o ponto de contato da bola”, explicou o cartola.

A bola da Adidas vem com um sensor interno
A bola da Adidas vem com um sensor internoDivulgação/Adidas

Quanto à tecnologia da linha de gol, existirão sete câmeras para identificar se a bola entrou ou não. O árbitro vai receber um sinal e uma vibração no seu cronômetro.

O VAR será operado no International Broadcast Centre de Leipzig. Cada jogo contará com um árbitro de VAR, mais dois assistentes (AVAR) e três operadores de vídeo.

No total, os jogos do Euro 2024 vão ser arbitrados por 18 equipes de juízes da Europa e uma equipe argentina.

O torneio começa no dia 14 de junho.