Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Flashscore Awards da Euro 2024: Espanha e Turquia lideram as premiações

Lamine Yamal e os espanhóis sobraram na Alemanha
Lamine Yamal e os espanhóis sobraram na AlemanhaReuters
Após o final da Euro 2024, que terminou com a vitória da Espanha sobre a Inglaterra no último domingo (14), nossos redatores de todo o mundo escolheram os melhores e os piores do torneio.

A votação foi feita com as equipes de 13 países do Flashscore. Confira abaixo os resultados.

Craque da Euro 2024: Lamine Yamal

O adolescente Lamine Yamal completou 17 anos durante a Euro e foi uma das estrelas do espetáculo. Ele liderou a linha de frente da Espanha ao lado de Nico Williams e produziu momentos de magia durante toda a competição.

Ao seu lado ficaram Dani Olmo, que, apesar de só ter atuado em parte do torneio, foi eleito o segundo melhor jogador pelos nossos redatores. Fabian Ruiz terminou em terceiro, mostrando a força da equipe espanhola.

Os pontas da Espanha foram letais na Eurocopa
Os pontas da Espanha foram letais na EurocopaProfimedia

Gol da Euro 2024: Lamine Yamal contra a França

O golaço de Yamal contra a França foi fundamental na caminhada para a decisão. Seu canudo de fora da área empatou o jogo, depois que a Espanha saiu atrás no duelo da semifinal. Foi seu primeiro gol em um grande torneio na carreira.

O gol recebeu quase 47% dos votos, enquanto a bicicleta de Jude Bellingham, que salvou a Inglaterra contra a Eslováquia, ficou em segundo lugar, e o gol de Arda Guler, da Turquia contra a Geórgia, em terceiro.

Jogão da Euro 2024: Turquia 3x1 Geórgia

Sob uma forte tempestade em Dortmund, Turquia e Geórgia deram um show que iluminou a 1ª rodada da fase de grupos. Um jogo disputado em ritmo acelerado, com alguns gols incríveis, e que terminou 3x1 para os turcos.

A vitória de 3x2 da Áustria sobre a Holanda ficou segundo lugar, e a vitória de 2x1 da Espanha sobre a França na semifinal em terceiro.

Decepção da Euro 2024: Cristiano Ronaldo

Dono de uma carreira cheia de sucesso, este foi um mês para esquecer para Cristiano Ronaldo. Apesar de ter começado todos os jogos de Portugal como o único atacante do time, Ronaldo foi mais um empecilho do que uma ajuda.

Seleção da Euro 2024: Espanha é a espinha dorsal do time ideal

Ele não marcou gols e teve impacto negativo, perdendo um pênalti contra a Eslovênia no tempo normal e participando de jogadas de bola parada que não resultaram em nada. Sua última ação em um grande torneio internacional foi um fiasco.

O astro francês Kylian Mbappe ficou em segundo lugar na votação, mas foi prejudicado pelo nariz quebrado ainda na fase de grupos.

CR7 passou em branco na última Euro da carreira
CR7 passou em branco na última Euro da carreiraProfimedia

Surpresa da Euro 2024: Geórgia

Apesar de ter chegado à Eurocopa por meio da Liga das Nações e não pelas eliminatórias, a Geórgia fez bonito em seu primeiro grande torneio da vida.

A seleção participou do melhor jogo do torneio, e avançou para o mata-mata com uma incrível vitória por 2 a 0 sobre Portugal, antes de dar uma canseira na Espanha no primeiro tempo das oitavas de final.

Saíram de cabeça erguida e foram recebidos por uma multidão de torcedores na volta a seu país.

Festa para a seleção da Geórgia em Tbilisi
Festa para a seleção da Geórgia em TbilisiProfimedia

Defesa da Euro 2024: Mert Gunok contra a Áustria

A Turquia vencia a Áustria pelas oitavas de final por 2 a 1, quando, nos segundos finais, Mert Gunok fez uma defesa no estilo Gordon Banks para negar o gol de empate de Christoph Baumgartner.

O reflexo de Gunok na cabeçada à queima-roupa garantiu a passagem da Turquia para as quartas de final.

Em segundo lugar na nossa votação ficou a atuação do português Diogo Costa na disputa de pênaltis contra a Eslovênia.

Seleção da Euro 2024: Espanha

Não há surpresas em nossa primeira escolha - a Espanha não foi apenas a campeã, mas também jogou o melhor futebol, derrotando a anfitriã Alemanha e a vice-campeã mundial França.

Sob o comando de Luis de la Fuente, os espanhóis jogaram um futebol ofensivo e direto e terminou o torneio com 100% de aproveitamento. A decisão entre nossos redatores foi unânime.