Gakpo deixa os problemas do Liverpool para trás e lidera a Holanda na Eurocopa
Depois de uma temporada tranquila no Liverpool, Gakpo está mais uma vez brilhando pela Laranja Mecânica em um grande torneio internacional.
Siga a Eurocopa pelo Flashscore
O jogador de 25 anos chamou a atenção dos principais clubes da Inglaterra depois de marcar três gols em cinco jogos pela Holanda na Copa do Mundo de 2022, antes de os holandeses serem eliminados pela Argentina, que viria a ser campeã, nos pênaltis, nas quartas de final no Catar.
Depois de chegar a Anfield, Gakpo não conseguiu conquistar um lugar regular no ataque dos Reds, apesar de seu talento.
Acompanhe Holanda x Inglaterra com narração ao vivo do Flashscore
Mohamed Salah continua sendo o intocável no banco vermelho de Merseyside, enquanto o colombiano Luis Díaz, o uruguaio Darwin Nuñez, o português Diogo Jota e Gakpo têm de competir por vagas ao lado do egípcio.
O jovem mostrou vislumbres do potencial que levou os Reds a superar outros gigantes ingleses na corrida para contratá-lo por £35 milhões (US$ 45 milhões).
De centroavante a ponta esquerda
Ele marcou dois gols na histórica vitória de 7 a 0 sobre o Manchester United em março de 2023 e, nesta temporada, contribuiu com 16 gols quando a busca dos homens de Jürgen Klopp por até quatro títulos terminou com uma nota agridoce, tendo levantado apenas a Copa da Liga.
No entanto, Gakpo foi muitas vezes sacrificado para o bem da equipe. A dificuldade de Nuñez em atingir o seu melhor desempenho levou o holandês a uma posição mais central, mesmo no meio-campo.
De volta à sua posição favorita na ala esquerda para liderar o ataque da equipe, Gakpo brilhou e é um dos destaques do torneio.
"Eu jogo como ponta esquerda. No Liverpool, eu jogava muito como centroavante, então acho que essa é a maior diferença", disse Gakpo quando perguntado sobre suas diferentes atuações no clube e no país.
"Eu já era um ponta esquerda antes, então essa sempre foi minha preferência. Acho que no último ano ou ano e meio, o técnico precisou que eu jogasse em outra posição, e foi isso que tentei fazer da melhor maneira possível", acrescentou.
Destaque do torneio?
Seus três gols em cinco jogos fazem dele o artilheiro do torneio, e ele poderia ter marcado ainda mais.
Um pequeno impedimento lhe negou dois gols na vitória de 3 a 0 sobre a Romênia nas oitavas de final, na qual ele terminou com um gol e uma assistência.
E nas quartas de final, sua pressão foi fundamental para que o zagueiro turco Mert Muldur marcasse o gol da vitória contra o próprio gol dos holandeses.
Nos dois últimos grandes torneios, Kylian Mbappé é o único jogador europeu que marcou mais gols.
Gakpo se juntou às lendas de seu país, Johnny Rep e Dennis Bergkamp, como os únicos jogadores que marcaram pelo menos três gols em dois torneios pela "Laranja Mecânica".
"Sim, ele pode jogar como atacante, mas mostrou que é mais perigoso pela esquerda", disse o técnico Ronald Koeman, cuja equipe está buscando sua primeira final desde a vitória em 1988, também na Alemanha.
"Ele é muito perigoso quando fica no mano a mano com o lateral-direito adversário. Ele tem qualidades por dentro e por fora (...) Ele está jogando em um nível excelente neste torneio e talvez seja o jogador mais importante até agora (na Euro)", acrescentou Koeman.
A Holanda era um azarão na Alemanha, tendo ficado em terceiro lugar em seu grupo, atrás da Áustria e da França.
Mas contra a Inglaterra, que teve dificuldades para chegar às semifinais, a glória e a Chuteira de Ouro estão ao alcance de Gakpo em Dortmund.