Geórgia faz história, vence Portugal e vai às oitavas da Eurocopa
Portugal já estava com a liderança assegurada e entrou com time quase todo reserva, à exceção do goleiro Diogo Costa e de Cristiano Ronaldo. O atacante passou em branco na fase de grupos da Euro pela primeira vez na carreira.
Confira a tabela completa da Eurocopa
O adversário português nas oitavas é a Eslovênia, na próxima segunda (1º), às 16h. Já a Geórgia, que avançou em 3º lugar, vai encarar a Espanha no domingo (3), às 16h. Veja todos os confrontos.
Geórgia aproveita presente
De cara, a escalação alternativa de Portugal aumentou a esperança da Geórgia. O sonho ficou ainda mais vivo aos dois minutos, quando António Silva errou um passe na saída de bola e deu no pé de Mikautadze. O atacante serviu Kvaratskhelia, que desencantou na Eurocopa e abriu o placar.
O gol no comecinho deixou a Geórgia confortável para fazer seu jogo: fechar-se na defesa e explorar os contra-ataques. Sem vários titulares, Portugal teve muitas dificuldades para furar a retranca adversária. Nas brechas encontradas, o paredão Mamardashvili apareceu.
Os georgianos aguentaram a pressão e mataram o jogo na volta do intervalo. Aos 12, Mikautadze converteu pênalti sofrido por Lochoshvili e concretizou o sonho da seleção estreante. O camisa 22 assumiu a artilharia isolada da Euro 2024, com três gols.
CR7 na bronca
Único titular de linha escalado por Roberto Martínez, Cristiano Ronaldo teve uma noite estressante em Gelsenkirchen. O craque sofreu com a falta de criatividade no meio-campo português e despediu-se da fase de grupos sem fazer gol — de forma inédita.
No primeiro tempo, Cristiano pediu pênalti após ser puxado na área e reclamou muito. O árbitro Sandro Schärer não marcou nada e ainda deu cartão amarelo para CR7. O atacante assustou em uma falta de longe no primeiro tempo, defendida por Mamardashvili. No segundo, a zaga da Geórgia salvou um chute que tinha endereço.
Martínez tirou Cristiano Ronaldo aos 21 minutos do segundo tempo, para a entrada de Gonçalo Ramos. O craque saiu visivelmente irritado.