Holanda bate Turquia de virada e volta à semi da Eurocopa após 20 anos
A seleção holandesa quebrou um jejum de 20 anos sem chegar à semi da Euro. Em busca da primeira final desde o título de 1988, a Laranja Mecânica encara a Inglaterra na próxima quarta-feira (10), às 16h (de Brasília), em Dortmund.
Confira a tabela completa da Eurocopa
A Turquia perdeu a chance de repetir sua melhor campanha no torneio, alcançada em 2008. A equipe de Vincenzo Montella agora se prepara para a Liga B da UEFA Nations League, que começa em setembro.
Virada no 2º tempo
A Holanda foi para o intervalo com sérios riscos de eliminação. A Laranja perdia por 1 a 0 e jogava muito mal, sem nenhuma finalização no alvo. A postura no segundo tempo foi outra, e a entrada de Wout Weghorst serviu para incomodar a defesa turca, sobretudo no jogo aéreo.
O empate veio aos 25 minutos. Memphis Depay cruzou na cabeça do zagueiro De Vrij, que subiu livre e deixou tudo igual. A virada não demorou. Aos 31, Müldür tentou cortar um cruzamento rasteiro de Dumfries, que buscava Gakpo, e fez gol contra.
O jogo seguiu eletrizante após a reviravolta. A Turquia foi para o abafa e chegou perto do empate, mas a defesa da Holanda aguentou a duras penas.
Turquia controla etapa inicial
O primeiro tempo confirmou que Arda Güler é uma das grandes promessas do futebol europeu. O atacante do Real Madrid foi a principal arma ofensiva de uma Turquia que segurou muito bem a posse holandesa e assustou nos contra-ataques e nas bolas aéreas — assim como nas oitavas.
Aos 35 minutos, Güler pegou a sobra de um escanteio e cruzou na medida para Samet Akaydin abrir o placar. O autor da assistência quase foi às redes no segundo tempo, em uma falta que exigiu boa defesa de Verbruggen, quando a Turquia ainda vencia por 1 a 0.