Inglaterra bate Suíça nos pênaltis, supera trauma e está na semi da Eurocopa
Mesmo sem apresentar um grande futebol, a Inglaterra avançou mais uma vez após empate no tempo normal e se colocou em sua quarta semifinal de Eurocopa na história. O time de Gareth Southgate agora está a dois jogos de superar o trauma do vice-campeonato de 2021, em Wembley.
Veja a tabela completa da Eurocopa
O adversário na próxima fase será o vencedor de Holanda x Turquia, confronto neste sábado.
A Suíça, pela segunda Eurocopa consecutiva, caiu nos pênaltis e nas quartas de final. Em 2021, a derrota foi para a Espanha. A equipe de Murat Yakin igualou assim a melhor campanha do país na competição.
Pickford aparece nos pênaltis
Com quatro eliminações nas costas em disputas por pênaltis em sua história na Eurocopa, a Inglaterra encarou o trauma e saiu vencedora. A cobrança decisiva foi logo a primeira dos suíços. Manuel Akanji bateu fraco e Jordan Pickford fez uma fácil defesa.
Os cobradores ingleses foram perfeitos e acertaram as cinco cobranças, com Cole Palmer, Jude Bellingham, Bukayo Saka, Ivan Toney e Trent Alexander-Arnold.
Emoção no fim
O tempo normal poderia ter começado após os 30 minutos do segundo tempo. Até lá, poucas emoções. A primeira etapa foi uma grande monotonia. A Inglaterra ficou mais com a bola, porém, tirando algumas poucas tentativas de Bukayo Saka, nada criou. A Suíça finalizou apenas uma vez, sem acertar o alvo.
As coisas mudaram na volta do intervalo e os suíços tomaram as rédeas da partida. Breel Embolo criou duas boas chances nos primeiros minutos, ambas defendidas por Jordan Pickford. A seleção treinada por Murat Yakin terminou premiada pela postura aos 30 minutos. Dan Ndoye subiu pela direita e cruzou rasteiro. Ezri Konsa tentou cortar e deixou na medida para Embolo marcar.
Assim que ficou atrás no placar, a Inglaterra mudou a postura apática e se lançou ao ataque. O empate veio em seguida, com o brilho do único jogador que tentava algo no English Team: Bukayo Saka. O camisa 7, ao seu estilo, cortou para o meio com a perna esquerda e bateu rasteiro no canto de Yann Sommer, que nada pôde fazer.
Prorrogação equilibrada
Assim como no duelo contra a Eslováquia, a Inglaterra começou bem a prorrogação e ficou mais no ataque. Porém, dessa vez, não conseguiu marcar graças a Yann Sommer. O goleiro suíço defendeu boas finalizações de Declan Rice e Jude Bellingham. A Suíça reagiu na segunda etapa do tempo extra e por pouco não fechou a conta. Zeki Ambouni quase fez em finalização defendida por Jordan Pickford.