Inglaterra empata e vai às oitavas da Euro sem encantar; Eslovênia consegue vaga inédita
A Eslovênia ficou em terceiro lugar devido à campanha em relação à Dinamarca nas Eliminatórias, quando ambos estiveram no mesmo grupo, que terminou com liderança escandinava.
Confira a classificação da Euro no Flashscore
Curiosamente, eles estavam rigorosamente iguais em todos os critérios de desempate e até mesmo um cartão a mais poderia determinar uma mudança na tabela. Todavia, os dinamarqueses empataram com a Sérvia e passaram na vice-liderança, também com três pontos.
Foi o segundo empate consecutivo do English Team no torneio. A equipe comandada pelo técnico Gareth Southgate segue sem convencer, aumentando as críticas da imprensa inglesa sobre suas escolhas e também a passividade apresentada em vários momentos. Mesmo assim, a Inglaterra terminou em primeiro, com cinco pontos, em uma chave bastante equilibrada.
Oi, sumido!
No primeiro tempo, os ingleses até balançaram as redes em grande jogada de Declan Rice, Foden e a conclusão de Saka. Mas o jogador do Manchester City, craque da última temporada da Premier League, estava em posição de impedimento antes de servir o atacante do Arsenal.
Outra atuação que desapontou foi de Bellingham. Candidato à Bola de Ouro nesta temporada, o astro do Real Madrid viu sua performance cair na etapa final. Uma Eurocopa ainda sem encanto, mesmo com o gol marcado na estreia do torneio.
O que chamou atenção na Inglaterra, de verdade, foi a entrada de Cole Palmer, um antigo pedido da torcida depois de sua grande performance com um bagunçado Chelsea na última temporada inglesa. Foi a primeira aparição do jogador nesta edição de Eurocopa e ele quase fez um gol decisivo nos acréscimos, mas Oblak fez a catada.
O que importa é a classificação
Do outro lado, foi o terceiro empate da seleção eslovena na atual edição do torneio continental. A equipe sonhava com a primeira vitória em sua segunda participação em Euros, mas a festa foi proporcional a um triunfo. E por que não considerar como uma vitória?
Pela primeira vez na história, os eslovenos estão nas oitavas de final e desbancaram, dentre outros adversários, a Croácia de Modric, que ficou pelo caminho após empate com a Itália na rodada derradeira. Obviamente, a Eslovênia abriu mão do jogo no segundo tempo, priorizando a defesa, mas foi fiel ao que se propôs a fazer e parou a poderosa Inglaterra.
Próximos jogos
Com a definição do Grupo C, outro duelo de oitavas de final está assegurado. A Dinamarca, segunda colocada da chave, vai enfrentar a anfitriã Alemanha no próximo sábado (29), às 16h (de Brasília), no Signal Iduna Park, em Dortmund.
A Inglaterra enfrentará o melhor terceiro colocado entre as chaves D, E e F. A partida acontecerá em Gelsenkirchen no próximo domingo (30), às 13h (de Brasília). Neste momento, existe a possibilidade de que esse adversário seja a Holanda, que fechou sua participação em terceiro do Grupo D.
A Eslovênia, como uma das terceiras colocadas, vai aguardar a conclusão da rodada final para conhecer o seu adversário no mata-mata.