Itália busca empate com a Croácia no último lance e vai às oitavas de final da Euro
O primeiro gol do jogo saiu dos pés de Luka Modric. Pouco antes, ele havia perdido um pênalti, defendido por Donnarumma. Todavia, cerca de um minuto depois, aos 10 da etapa final, ele mesmo aproveitou o rebote do goleiro italiano e concluiu para o fundo das redes.
Confira a classificação da Euro no Flashscore
A vitória croata parecia encaminhada até que, no último minuto, de jogo tudo mudou. Calafiori, que havia marcado contra na derrota para a Espanha por 1 a 0, confiou na jogada, passou para Darmian, que rolou para Zaccagni. Livre, na ponta esquerda, o herói italiano tirou de Livakovic e fez o gol salvador em Leipzig.
A Croácia ainda não está matematicamente eliminada. Mas, com apenas dois pontos e a terceira posição, é praticamente improvável que o time avance ao mata-mata.
Veja detalhes de Croácia 1 x 1 Itália
O Grupo B teve a Espanha classificada em primeiro com 100% de aproveitamento, três vitórias em três jogos e nove pontos na conta. La Roja enfrentará um dos melhores terceiros colocados. A Itália, atual campeã europeia, avançou em segundo da chave, com quatro pontos, para encarar a Suíça na próxima fase.
Salva, Livakovic
No primeiro tempo, a Itália teve as grandes chances da partida. Retegui deu bastante trabalho para a defesa croata e Livakovic teve que fazer uma intervenção acrobática em cabeçada de Bastoni.
A Croácia, por sua vez, viveu o melhor momento logo no início da primeira etapa em uma pancada de Sucic. Donnarumma fez a defesa e evitou o que seria o gol do adversário. Mas, em termos gerais, os 45 minutos iniciais foram de domínio da Azzurra. O placar, no entanto, seguiu igual, com o empate sem gols prevalecendo.
Do inferno ao céu em um minuto
No segundo tempo, a Croácia inverteu o controle italiano e passou a ter boas oportunidades, flertando com o gol. Uma mudança foi essencial para essa melhora, a entrada de mais um atacante: Budimir.
Aos cinco minutos, Kramaric finalizou dentro da área, buscando o ângulo esquerdo de Donnarumma. A bola, no entanto, bateu no braço de Frattesi. O árbitro foi chamado para revisar o lance no VAR e confirmou a penalidade. A batida foi de Modric. O camisa 10 buscou o canto esquerdo rasteiro, mas Donnarumma esticou-se para fazer a defesa.
Parecia ser uma noite triste e de despedida melancólica para o astro da atual geração croata. Porém, um minuto depois, o camisa 10 teve uma nova chance e, dessa vez, não perdoou. Após uma defesa espetacular de Donnarumma em finalização à queima-roupa de Budimir, a bola sobrou nos pés de Modric, que fuzilou a meta italiana.
Aos 38 anos de idade e 289 dias, Luka Modric tornou-se o jogador mais velho a marcar na fase final da Euro. Um feito que Cristiano Ronaldo está à espreita.
O golpe fatal
A Croácia seguiu em cima, em busca do segundo gol para matar a partida. Mas eles sofreram do que o Brasil experimentou na Copa do Mundo de 2022, levando um gol no último lance. Uma jogada de contra-ataque que começou no campo de defesa, até que Darmian rolou para Zaccagni, livre na ponta esquerda.
A finalização foi perfeita. Ele mandou no ângulo de Livakovic, una batida de chapa "nojenta". Um gol histórico em um final dramático, mantendo vivo o sonho dos atuais campeões europeus.
Próximo desafio
Com a Itália classificada na segunda posição do Grupo B, um duelo das oitavas de final já está marcado. A Suíça, líder do Grupo A, vai pegar os italianos no próximo sábado (29), às 13h (de Brasília), no estádio Olímpico de Berlim.