Itália, Holanda e País de Gales querem garantir vaga na Euro 2024
As duas últimas rodadas das Eliminatórias da Euro acontecem na próxima semana, e um total de 12 países garantirão suas vagas no sorteio do próximo mês em Hamburgo, além dos 9 que já estão garantidos.
Os pesos pesados do continente, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica e Portugal, já se classificaram, juntamente com a anfitriã Alemanha, além de Turquia, Escócia e Áustria. No total, 24 países disputarão a competição, que será realizada de 14 de junho a 14 de julho do próximo ano.
A Itália, que venceu a Inglaterra nos pênaltis em Wembley na final da Euro, realizada em 2021, joga a vida para evitar ficar fora de mais um torneio internacional, como foi nas duas últimas Copas do Mundo.
Existe o risco de a Azzurra não estar na Alemanha para defender seu título após uma campanha de qualificação onde o técnico Roberto Mancini deixou o cargo após derrotas para a Inglaterra.
Ucrânia quer derrotar os campeões
No entanto, a equação é simples para a equipe agora treinada por Luciano Spaletti. Aconteça o que acontecer quando enfrentarem a Macedônia do Norte em Roma, nesta sexta-feira (17), a Azzurra precisa vencer a Ucrânia na Alemanha, na próxima segunda-feira (20), e estará classificada.
Um empate contra a Ucrânia será suficiente se eles vencerem a Macedônia do Norte. Se perderem o último jogo, por outro lado, a Ucrânia vai garantir a vaga, enquanto a Itália cairá na repescagem em março do próximo ano, que determinará os três últimos classificados.
Esse é um cenário que os italianos querem desesperadamente evitar, pois não conseguiram se classificar para as Copas do Mundo de 2018 e 2022 depois de perderem a repescagem para a Suécia e Macedônia do Norte, respectivamente.
"Temos que lidar com o medo. Ele estará ao nosso lado durante o jogo", disse Spalletti esta semana quando perguntado sobre os altos riscos que sua equipe enfrentará nas rodadas finais do Grupo C.
Enquanto isso, parece haver pouca perspectiva de que a Holanda fracasse em sua tentativa de se juntar à França como classificados no Grupo B.
Uma vitória em casa contra a Irlanda em Amsterdã, no sábado (11), será suficiente para a equipe de Ronald Koeman. E, se tropeçarem, terão outra chance quando enfrentarem Gibraltar na terça-feira (21).
Croácia ainda na disputa
Se os croatas conseguirem se classificar, a Grécia, campeã da Euro 2004, terá de se contentar com uma vaga na repescagem, conforme determinado por seu desempenho na última Liga das Nações da UEFA.
O País de Gales se recuperou de uma oscilação ao se adaptar à vida pós-Gareth Bale e agora espera garantir uma vaga na terceira disputa de Eurocopa consecutiva.
A equipe de Rob Page parecia estar em desvantagem no Grupo D após as derrotas para a Armênia e a Turquia em junho, mas a vitória por 2 a 1 sobre a Croácia, em Cardiff, no mês passado, quando Harry Wilson marcou dois gols, deixou a classificação em suas mãos.
Polônia vai ficar de fora?
Uma vitória do País de Gales na Armênia, no sábado (18), e outra em casa contra a Turquia, já classificada, três dias depois, garantem a classificação.
"A mentalidade que temos é a de que podemos conseguir um resultado contra qualquer um. Já demonstramos isso", disse o capitão do País de Gales, Ben Davies.
A Croácia está pronta para tirar proveito de qualquer deslize dos galeses, caso contrário, os vice-campeões da Copa do Mundo de 2018 e semifinalistas de 2022 terão que a vaga na repescagem.
Outras nações que podem se classificar são Dinamarca, Hungria, Sérvia, Eslovênia e Eslováquia, enquanto a Albânia está pronta para ir à segunda Euro em três edições.
A Albânia precisa apenas de um empate contra a Moldávia na sexta-feira para se classificar no Grupo E, no qual a Polônia, de Robert Lewandowski, provavelmente ficará de fora, assim como a Noruega de Erling Haaland.
Os noruegueses ainda podem chegar à repescagem, pois querem evitar o destino da Suécia, já eliminada.