Itália só empata com a Macedônia do Norte na estreia de Spalletti
A Itália sofreu o gol de empate a 10 minutos do fim, com sua situação na chave sendo desfavorável, mesmo com mais cinco jogos por fazer até o final da fase de classificação.
O jogo marcou o reencontro da Itália com seu algoz que o impediu de disputar a Copa do Mundo do Catar. A amarga lembrança deve ter feito muitos italianos deixarem de lado o teórico favoritismo. Neste sábado, tiveram uma nova prova disso diante do mesmo adversário.
Em um jogo de pouca produtividade, a Itália levava a melhor até ver Bardhi marcar um belo gol de falta para sair frustrada de campo.
Com o resultado, a Itália se mantém na 3ª posição do grupo, fora da zona de classificação ocupada pela líder Inglaterra (13 pontos) e pela Ucrânia (7).
A Itália chegou aos 4 pontos, com dois jogos a menos que os ingleses. A Macedônia está em quarto lugar do grupo também com 4 pontos.
Na próxima rodada das Eliminatórias, a Itália recebe a Ucrânia, na terça-feira. No mesmo dia, a Macedônia visita Malta.
Pasto
A má condição do gramado chamou atenção antes mesmo do jogo começar. O "palco" impedia que a bola rolasse como muitos jogadores estão acostumados dentro da Europa. Um simples domínio exigia dos jogadores, que tiveram um adversário a mais.
Com o solo não oferecendo boas opções, tentativas vieram nas bolas aéreas, com chances de perigo ameaçando os dois lados. A posse da Itália, aos 34 minutos, chegou aos 81%.
O número não interferiu no placar em um primeiro tempo "amarrado", com os times preferindo não se lançar demais ao ataque. Tonali acertou o pé da trave na melhor chance, antes do goleiro Dimitrievski mostrar reflexo em cabeçada. O arqueiro do time da casa também sofreu com o gramado ao se contundir em lance sem perigo.
Alívio e castigo
O gol que tirou o zero do placar veio aos 2 minutos do segundo tempo após chute na trave que voltou na cabeça de Immobile. Ele concluiu com precisão para tirar do goleiro e abrir o placar, fazendo os italianos respirarem aliviados.
Mas a produtividade seguiu baixa, com o risco do empate sempre rondando. A Macedônia do Norte, que pouco assustava, teve seu melhor momento com Elmas, jogador do Napoli.
O castigo italiano veio aos 35 minutos em cobrança de falta de Bardhi, que acertou a gaveta de Donnarumma com o jogo se encaminhando para o fim.
O tempo curto até o apito final fez a Itália, finalmente, se apressar e buscar uma outra atitude, com tal postura tardia servindo de punição para ver dois pontos ficarem pelo caminho.